PRONTO SOCORRO (PINHEIRAL)

O Pronto Socorro do Hospital Municipal de Pinheiral foi inaugurado em abril de 2012 e está sob a gestão do Viva Rio desde novembro de 2015. Conta com uma equipe de 76 profissionais de saúde, que em 2020 realizaram 39,7 mil atendimentos em urgência e emergência, incluindo 1,1 mil internações e 147,8 mil exames (laboratório, raio X e eletrocardiograma).

Pinheiral é um município pequeno, com pouco mais de 25 mil habitantes. Entretanto, seus serviços públicos de saúde são procurados por pacientes dos municípios limítrofes de Piraí, Volta Redonda e Barra do Pirai, que preferem vir a Pinheiral pela qualidade dos atendimentos de urgência e emergência que são oferecidos em seu Pronto Socorro.

A estrutura oferecida conta com cuidados de urgência e emergência, eletrocardiogramas, radiografias, suturas, curativos e exames laboratoriais, além de salas de suporte para medicação, Sala de Estabilização para atendimento de pacientes graves, expurgo, depósito de material de limpeza, almoxarifado e farmácia. Possui 10 leitos para repouso (quatro masculinos, três femininos e três pediátricos) e uma sala Estabilização com 2 leitos. A unidade está interligada com o Hospital Municipal Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa e o Ambulatório de Especialidades Clínicas e Odontologia.