Hospital Oceânico de Niterói será renomeado Hospital Dr. Gilson Cantarino

Falecido nessa quinta-feira (21), sanitarista e ex-secretário municipal de Saúde foi essencial para a criação do Programa Médico de Família em Niterói

Foto: Divulgação 

 

22/10/2021

O prefeito Axel Grael anunciou a mudança de nome do Hospital Municipal Oceânico de Niterói para homenagear o médico, sanitarista e ex-secretário de Saúde de Niterói e do Estado do Rio de Janeiro, o niteroiense Gilson Cantarino – que faleceu ontem, quinta-feira (21/10). O Oceânico passará a se chamar Hospital Municipal Dr. Gilson Cantarino.

Cantarino deixa um legado de luta e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). O médico foi essencial para a criação do Programa Médico de Família em Niterói, em 1992, estratégia pioneira de saúde da família no Brasil.

“Sempre tive e terei muito respeito ao Dr. Gilson, pela sua história de contribuições para as políticas públicas de saúde e por todo legado que construiu ao longo da carreira. Além de acompanhar com admiração a sua trajetória, tive a sorte de trabalhar diretamente com o Gilson quando fui presidente da FEEMA e ele secretário estadual de Saúde. Toda a nossa solidariedade e condolências à família”, disse o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Gilson Cantarino formou-se médico pela Universidade Federal Fluminense, em 1975. Foi secretário de Saúde de Niterói de 1989 a 1999, onde foi pioneiro na implantação do Modelo Médico de Família no Brasil. Em seguida, foi secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro de 1999 a 2002 e presidiu os Conselhos Estadual e Municipal de Secretários Municipais de Saúde. Recebeu diversas comendas, destacando-se a do Mérito Médico da República Federativa do Brasil, a mais alta condecoração da Saúde no país.

O prefeito Axel Grael decretou luto oficial de três dias na cidade a partir desta sexta-feira (22/10).

O Viva Rio, responsável pela gestão do Hospital Municipal Dr. Gilson Cantarino (ex-Oceânico), presta seus sentimentos e sua solidariedade à família Cantarino e à população niteroiense.

 

 

Postado em Notícias.