Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino começa a realizar cirurgias clínicas

Primeira cirurgia clínica feita no novo centro cirúrgico do Hospital Gilson Cantarino – Foto: Pedro Conforte

 

3/3/2022

Os primeiros pacientes começaram a ser operados nesta quinta-feira (03/03) no novo centro cirúrgico do Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino.  Referência no combate a Covid-19 desde sua abertura, a unidade, administrada pelo Viva Rio, passa agora a integrar a rede municipal de Niterói, com leitos e cirurgias clínicas.

A primeira cirurgia realizada na manhã desta quinta foi uma Colecistectomia – em que se efetua a remoção da vesícula biliar – em uma paciente de 41 anos.

“Esta é uma nova fase para o Hospital Gilson Cantarino. Estamos muito orgulhosos que esta unidade continuará atendendo e salvando vidas dos niteroienses. Utilizamos videolaparoscopia o que possibilita alta no dia seguinte para o paciente”, contou a Gisela Motta, diretora do hospital.

A videolaparoscopia torna o procedimento menos invasivo. Trata-se de uma técnica que realiza os procedimentos com o auxílio de uma câmera ligada introduzida através da parede abdominal e os órgãos são manipulados por pinças utilizadas pelo cirurgião.

O centro cirúrgico conta com três salas independentes onde intervenções podem ser realizadas – inclusive simultaneamente, caso precise. Toda a estrutura de exames (laboratoriais e de imagens) que o Oceânico já dispunha, está à disposição da equipe cirúrgica. Parte dos leitos da unidade foram separados e destinados para receber pacientes pré e pós operatórios.

Além disso, o hospital conta com consultórios exclusivos para pacientes que irão ser operados, onde todo o risco cirúrgico é realizado (inclusive com todos os exames pré-cirúrgicos sendo realizados na unidade).

A expectativa é que quando estiver em pleno funcionamento sejam realizadas até doze cirurgias diariamente. Na próxima terça-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, a unidade passará a realizar cirurgias oncológicas – de mama e colo do útero.

O Hospital Oceânico foi a primeira unidade do estado do Rio de Janeiro exclusiva para o tratamento de pacientes com Covid-19. Desde sua abertura, em abril de 2020, centenas de pacientes já passaram pelos seus corredores, totalizando quase 3 mil altas. 

Postado em Notícias.