Hospital Municipal Albert Schweitzer realiza roda de conversa sobre assistência ao usuário LGBTQIAP+

Daniela Murta, membro da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual da prefeitura do Rio, palestrando no Hospital Municipal Albert Schweitzer

 

20/07/2022

O Hospital Municipal Albert Schweitzer realizou, na última sexta-feira (15), uma roda de conversa sobre a assistência em urgência e emergência para pessoas LGBTQIAP+.  A assessora técnica da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual da prefeitura do Rio de Janeiro, Daniela Murta, e o enfermeiro obstetra da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e especialista em gênero e sexualidade, Thiago França, foram os palestrantes.

O objetivo foi instruir os profissionais de saúde a prestar um atendimento inclusivo a essa população, além de abordar os direitos do paciente LGBTQIAP+, como o de ser tratado pelo nome social e gênero com o qual se identifica. 

O encontro também foi um espaço de relatos de colaboradores LGBTQIAP+, onde foram expostas as dificuldades dessa população em buscar ajuda médica, seja por vergonha ou medo de sofrer preconceitos. 

Para a travesti Anytha Leonny, auxiliar de serviços gerais do Hospital Albert Schweitzer, a roda de conversa foi um marco importante para a unidade. “Foi muito educativo para as pessoas que não têm o entendimento de como lidar com a gente. Fico muito feliz de ver palestras, projetos e espaços para falar sobre minha comunidade. É uma maneira de não nos verem como anormais. Sou grata por ver essa evolução dentro do hospital”. 

A assistente de informação, Iarima Ramos, que é lésbica, fala sobre a importância de trabalhar em um hospital que valoriza a necessidade de um atendimento igualitário para todos os usuários.

“É bom demais estar em uma empresa e unidade que acompanham a mudança e a necessidade do usuário e seus profissionais. Nesse encontro, aprendemos e reforçamos o papel do SUS: ter o cuidado de que todos sejam tratados com dignidade e equidade. Não precisa ser LGBTQIAP+ para nos respeitar e se preocupar com a nossa saúde, basta ser humano”, afirma Iarima. 

 

Postado em Notícias.