Hospital Municipal Albert Schweitzer realiza 1º Simpósio de Enfermagem

Dezenas de profissionais  participaram do 1º Simpósio de Enfermagem do Hospital Municipal Albert Schweitzer  – Foto: Divulgação HMAS

 

20/05/2022

O 1º Simpósio de Enfermagem do Hospital Municipal Albert Schweitzer (HMAS), que teve como tema “Boas Práticas de Enfermagem – Construindo Saberes”, teve seu encerramento nesta sexta-feira (20), data em que se comemora o Dia do Técnico de Enfermagem. O evento começou na quarta-feira (18) e foi idealizado e construído pelos profissionais da categoria. 

O simpósio teve, em sua maioria, palestrantes enfermeiros da unidade, com exceção da assessora técnica do gabinete do secretário de Saúde, a enfermeira Marta Côrtes. O evento, especialmente neste último dia, foi tomado de emoções e reflexões sobre o cenário atual e o futuro da profissão.

Dentre os ouvintes, havia profissionais da área, acadêmicos e até preceptores de outras unidades, que além de todo conteúdo ofertado, participaram de dinâmicas e sorteio de brindes.

“Sou da assistência e fiquei encantada com o leque de opções apresentado dentro do simpósio. Tenho a visão para a cada dia buscar mais conhecimento e crescer mais. A experiência do simpósio enriqueceu muito o meu conhecimento” afirmou a técnica Bárbara Souzada, da enfermagem do HMAS.

Representação da Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna, e da Ana Néri, pioneira da enfermagem brasileira – Foto: Divulgação HMAS

 

O encerramento das atividades foi o auge das emoções. Ao som do hino da categoria, caracterizada de Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna, a enfermeira Luciana Albuquerque entrou no auditório com uma lamparina acesa (símbolo da profissão), e repassou às mãos da enfermeira Melissa Castro, caracterizada de Ana Néri, pioneira da enfermagem brasileira, que juntas passaram a lamparina às mãos da enfermeira Adriana Barone, representando todos os profissionais da enfermagem do HMAS.

O simpósio possibilitou a aproximação de inúmeras equipes da unidade, fortaleceu laços e destacou a importância do trabalho em equipe, que vai muito além do cuidado com os pacientes, mas também uns dos outros, o que é fundamental para o bom desempenho da função. 

“Gratidão pelo olhar à enfermagem, por essa porta aberta, pela oportunidade de investir nos profissionais”, declarou a enfermeira Ana Lucia Sardinha da Silva, preceptora no Hospital Municipal Rocha Faria.

Postado em Notícias.