Hospital Gilson Cantarino começa a realizar cirurgias oncológicas

Nova fachada do Hospital Municipal Dr. Gilson Cantarino – Foto: Pedro Conforte

8/3/2022

O Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino, sob gestão do Viva Rio, a partir desta terça-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, passa a realizar cirurgias oncológicas, de mama e colo do útero. O centro cirúrgico foi inaugurado na última quinta-feira (03/03) e quando atingir sua capacidade máxima, a previsão é de realizar 60 cirurgias destas especialidades por mês.

De acordo com a Secretaria de Saúde, existem 40 mulheres na fila de espera para a realização destas duas cirurgias (câncer de colo do útero e mama). A expectativa é que em um ano não existam mais pessoas aguardando em fila de espera.

“Quando estivermos operando com capacidade máxima, temos como meta, realizar 60 cirurgias por mês nestas duas especialidades, somando-se a todas as cirurgias (gerais) chegaremos a 300 por mês. O hospital deixa de ser exclusivo de Covid-19 para se envolver com aquilo que a população ainda é carente”, explicou a diretora do hospital, Gisela Motta.

O presidente do Viva Rio, Sebastião Santos, esteve no Hospital Gilson Cantarino e reforçou a importância da unidade para a cidade de Niterói. “Esse hospital tem uma fotografia que mostra o tamanho de Niterói e o cuidado que essa cidade tem com o seu povo. O melhor resultado de uma gestão não são os números, são as pessoas”.

 

Sobre o centro cirúrgico

O centro cirúrgico conta com três salas independentes onde intervenções podem ser realizadas, inclusive simultaneamente, em caso de necessidade. Toda a estrutura de exames – laboratoriais e de imagens – que o Oceânico já dispunha, está à disposição da equipe cirúrgica. Parte dos leitos da unidade foram separados e destinados para receber pacientes pré e pós operatórios.

Além disso, o hospital conta com consultórios exclusivos para pacientes que irão ser operados, onde todo o risco cirúrgico é realizado (inclusive com todos os exames pré-cirúrgicos sendo realizados na unidade). 

Homenagem a Gilson Cantarino

No mesmo dia em que a unidade passa a realizar novas cirurgias, a unidade também recebeu uma placa em homenagem ao homem que dá o nome ao hospital: Gilson Cantarino. O evento contou com a presença de familiares e amigos do médico. 

Seu filho, Gabriel Cantarino O’Dwyer agradeceu todas mensagens e ações – oficiais e particulares – desde a morte de seu pai. “Eu não consigo imaginar uma forma mais significativa de homenagear meu pai do que essa. Dar o nome dele a um hospital da rede municipal de saúde, do município dele, um hospital com esta importância. Eu e a família só temos a agradecer”.

Uma placa foi colocada na recepção da unidade, onde todos poderão saber um pouco da história de Gilson Cantarino e os feitos dele pela Saúde Pública. Além disso, a nova fachada, também com seu nome, foi inaugurada nesta terça. 

 

Postado em Notícias.