Haiti: projeto do Viva Rio exporta jogadores de futebol

Antes de ir para São Paulo, Ricardo e Makenson visitam a sede do Viva Rio

Dois atletas haitianos formados pela Academia de Futebol Pérolas Negras, do Viva Rio no Haiti, foram selecionados para integrar a equipe do Centro de Treinamento Audax São Paulo Esporte Clube. Ricardo Jasinthe, 17 anos, e Mackenson Fenelon, 14 anos, receberão treinamento e participarão da Copa São Paulo de Juniores 2012.

Eles foram selecionados pelo treinador e Gerente Executivo do Audax, Thiago Scuro, que visitou o Haiti no começo deste ano. Ele elogiou o talento dos dois jovens atletas haitianose também dos outros atletas da Academia Pérolas Negras.

Mackenson jogará na equipe infantil e Ricardo integrará a equipe juvenil. Os dois jogadores disputarão a maior competição de futebol da categoria, a Copa São Paulo de Juniores, durante a qual já foram descobertos inúmeros talentos do futebol brasileiro.

Os dois atletas chegaram ao Brasil no dia 23 de setembro, onde permanecerão por tempo indeterminado, de acordo com o rendimento em campo e a adaptação ao novo país.

Conheça os craques da Academia Pérolas Negras:

Filho de técnico de futebol, Mackenson Fenelon, 14, praticamente nasceu com uma bola no pé. A paixão pelo futebol é antiga, do tempo em que, pequenino, acompanhava o pai nos treinos do Juvená, time local, de um bairro de Porto Príncipe. Em junho de 2011, ele participou de um campeonato entre times de diferentes comunidades e foi eleito um dos 20 melhores jogadores. No mesmo dia, recebeu o convite para treinar na Academia Pérolas Negras. As expectativas do jovem jogador, fã dos espanhóis Iniesta e Xavi, são grandes: “Durante o estágio, espero melhorar o meu futebol para poder ajudar a minha família e quem sabe até o meu país”. A receita ele já sabe qual é: “Antes de qualquer coisa, é preciso acreditar em deus. Depois, buscar sempre melhorar. Por isso é preciso gostar muito do que se faz”.

 

Dos oito aos 16 anos, Ricardo Jasinthe, 17, treinou na escola de futebol do clube Athletic d’Haiti. Em novembro de 2011, durante uma partida entre o seu time e a equipe do Pérolas Negras, ele chamou a atenção dos técnicos do projeto do Viva Rio, que imediatamente o convidaram para treinar na Academia. “O futebol é uma criação de deus para mudar a vida dos jovens”, diz Ricardo. Fã do jogador brasileiro Thiago Silva, ele conta que vai aproveitar a oportunidade do estágio para se aprimorar cada vez mais no futebol. “E quem sabe continuar treinando no Brasil e jogar com os brasileiros?”, diz. Para os colegas haitianos que têm o mesmo sonho que o seu, ele manda uma mensagem: “Não se pode desanimar. É preciso ter esperança e força de vontade para lutar e realizar os sonhos”.

Academia Pérolas Negras
A Academia de Futebol Pérolas Negras é fruto da parceria do Viva Rio com a Federação Haitiana de Futebol (FHF) e tem como objetivo contribuir para a profissionalização do esporte no Haiti e ajudar na estruturação das divisões de base do futebol haitiano.

Veja a reportagem do Lance TV.

Para saber mais sobre a Academia Pérolas Negras, clique aqui.

 

 

Postado em Notícias na tag .