Espaço Cantagalo

FAVELA HUB

O Favela Hub é um espaço de troca e geração de conhecimento para as comunidades do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Polo de inovação social, oferece cursos, oficinas e atividades focados em geração de renda, gestão financeira, acesso a crédito, formalização, capacitação profissional e criação de redes e tecnologias sociais.

O projeto atendeu 780 pessoas entre 2019 e 2020.

 

CENTRAL VIVA

A Central Viva atende, em sua maioria, pessoas em vulnerabilidade social, familiares e usuários abusivos de substâncias psicoativas, vítimas de violência e pessoas que estão tendo seus direitos violados.

Por meio de uma avaliação qualificada e especializada, o programa orienta a busca por uma solução mais adequada, em parceria com os equipamentos da assistência social ou em unidades de saúde. Essa articulação cria a possibilidade de um atendimento mais eficaz e com celeridade.

A Central Viva atua também promovendo palestras nos espaços de convivência da assistência social e em escolas e universidades.

A Central Viva atendeu 310 pessoas entre 2019 e 2020.

 

NATAÇÃO COMUNITÁRIA

Aulas de natação, hidroginástica e atividades que elevam a estima e promovem a empatia entre frequentadores jovens, adultos e idosos das comunidades do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho. O projeto atendeu 389 pessoas entre 2019 e 2020.

Todas as atividades são realizadas em parceria com as redes locais de Assistência Social e Saúde, aliando as aulas práticas de convivência e o fortalecimento de vínculos.