Equipe odontológica começa a atuar no Hospital Oceânico

Dentista atendendo um paciente no CTI do Hospital Oceânico – Foto: Pedro Conforte 

 

26/10/2021

No mês em que se comemora o Dia do Dentista (25 de outubro), profissionais de Odontologia começaram a atuar no Hospital Municipal Oceânico de Niterói. A chegada da equipe vai contribuir para melhorar a qualidade de vida do paciente, diminuindo o tempo de internação no Centro de Terapia Intensivo (CTI).

De acordo com Valeska Alves de Souza Lira, responsável técnica da Odontologia do HMON, o novo serviço vem somar no combate à Covid-19. “Com a Odontologia, diminuímos a pneumonia associada à ventilação, além de levar uma qualidade de vida melhor ao paciente que, por estar sedado, não pode fazer a higiene correta da boca”, esclareceu.

A dentista explicou que a nova equipe realizará toda a parte de higiene oral do paciente, além de espiração e exames clínico e físico: “Qualquer necessidade odontológica, a gente fará no próprio leito”.

Uma pesquisa desenvolvida pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), da Universidade de São Paulo, e publicado pela Sociedade de Epidemiologia dos Serviços de Saúde da América (Society for Healthcare Epidemiology of America – Shea), mostra que, com a presença do odontologista, a chance de o paciente desenvolver infecções no sistema respiratório cai cerca de 56%.

“O ambiente bucal, por conta da temperatura e umidade, pode se tornar um local propício à proliferação de bactérias e fungos. Ter um profissional dentista no CTI ajuda no controle de infecções e vem somar à equipe multidisciplinar do Hospital Oceânico”, completou o diretor técnico da unidade, Rafael Carraro.

Postado em Notícias.