Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: conheça o trabalho do Viva Rio Eficiente para PcD

 

Equipe do Viva Rio Eficiente esteve em um evento em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

 

 

21/09/2022

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira (21), foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 para conscientizar a importância de serem desenvolvidos meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O Viva Rio, através do programa Viva Rio Eficiente, apoia e acompanha seus colaboradores PcD com ações que ajudam tanto na inserção no mercado de trabalho quanto na adaptação e bem-estar do indivíduo.

O Viva Rio Eficiente faz parte do núcleo de Desenvolvimento Social da instituição e tem por objetivo não apenas contratar pessoas com deficiência, mas pensar nessa população de forma mais ampla. Além dos processos seletivos exclusivos para PcD, o programa realiza o acompanhamento do profissional, promove rodas de conversas e mantém um grupo de troca de mensagens online que já inclui cerca de 70 pessoas. Também tem parcerias com instituições de apoio à pessoas com deficiência mental. 

Atualmente, há 301 pessoas com deficiência trabalhando nas unidades sob gestão do Viva Rio em diversas áreas. As três profissões com maior número de PcD são auxiliar administrativo (42),  auxiliar de serviços gerais (35) e agente comunitário de saúde (28). Mas também há médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, porteiros, cirurgiões dentistas e fisioterapeutas, por exemplo. 

“O fato de não termos hoje PcD só em uma área específica, é algo que me enche de orgulho, fazemos contratação para todas as áreas. Nosso diferencial é não abandonar a pessoa quando ela é contratada, mas fazer um acompanhamento do profissional em seu ambiente de trabalho, a partir de conversas regulares. Temos feito um trabalho incessante para que eles entendam que podem contar com a gente”, conta o coordenador do Viva Rio Eficiente, Renato Freitas.  

O técnico em radiologia, Mauri Pereira, que é deficiente auditivo, conta do suporte que recebeu do Viva Rio Eficiente desde sua contratação. “Sempre foram muito atenciosos comigo, me ajudaram e orientaram em tudo. Comecei no Viva Rio em 2020 como maqueiro. Já era formado em radiologia, mas ainda não tinha exercido a profissão formalmente. Graças ao Viva Rio conquistei meu espaço na área de atuação que escolhi”, relata agradecido.

O coordenador do Viva Rio Eficiente ressalta que o programa tem se tornado referência no apoio à pessoa com deficiência, dentro e fora do Viva Rio. “Temos nos tornado uma ponte muito interessante para inclusão de PcD. Empresas estão nos procurando, querendo entender o que estamos fazendo”. 

Renato Freitas reforça que a inclusão plena é aquela onde não limitamos o indivíduo, e sim consideramos suas vontades e escolhas. “Preciso entender o que a pessoa quer, o que faz bem para ela, seus sonhos e ambições”. 

Para um futuro próximo, o Viva Rio Eficiente vai começar novas ações. No verão, será iniciada parceria com o Praia Para Todos, projeto que promove acessibilidade nas praias cariocas. Também estão previstos passeios culturais e mutirão de visitas a comerciantes para verificar sua acessibilidade e dar instruções. 

Coordenador do Viva Rio Eficiente, Renato Freitas, discursando no evento da Coordenadoria Geral de Atenção Primária da Área de Planejamento 3.1

 

Evento de acolhimento para pessoas com deficiência 

Na tarde desta quarta-feira (21), o Viva Rio Eficiente participou de um evento promovido pela Coordenadoria Geral de Atenção Primária da Área de Planejamento 3.1, que abrange unidades básicas localizadas em bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro. A programação, que aconteceu na Quadra Olaria Atlético Clube, foi em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e teve por objetivo promover o acolhimento de todas as pessoas com deficiência que atuam nas unidades dessa região. 

Os participantes também puderam participar de palestras de educação em saúde da mulher e do homem. O Viva Rio Eficiente teve um stand onde recebeu currículos de PcD para oportunidades na instituição. 

 

 

 

 

 

Postado em Notícias.