Dia do Orgulho SUS: campanha compartilha ações de melhoria nas unidades de saúde

Funcionários da Clínica da Família Zilda Arms, no Complexo do Alemão – Foto: Pedro Conforte

 

21/03/2022

Nesta segunda-feira (21/03) se comemora o Dia do Orgulho SUS, data separada para os profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde compartilharem ações feitas nas unidades com o intuito de melhorar o SUS e, assim, inspirar outros. As unidades básicas de saúde administradas pelo Viva Rio estão engajadas na campanha. 

A proposta do Dia do Orgulho SUS é aproveitar coletivamente as pequenas ações que podem fazer grande diferença na melhoria do cuidado e bem-estar dos usuários da rede pública de saúde. O Viva Rio administra mais de 70 unidades de saúde em todo o estado do Rio de Janeiro, entre Clínicas da Família, Centros Municipais de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, UPAs e hospitais. 

A campanha foi inspirada no movimento global e voluntário do #changeday (Dia da Mudança), que começou com o sistema de saúde da Inglaterra, em 2012. A inovação foi baseada em mídia social e teve a participação de centenas de funcionários do sistema Inglês, pacientes e voluntários apresentando ‘promessas’ para melhorar a assistência ao paciente dentro do serviço de saúde.

No Brasil, a iniciativa foi do Conselho Municipal de Saúde e utiliza #OrgulhoSUS nas redes sociais. Segundo dados da prefeitura do Rio de Janeiro, o dia 21 de março foi escolhido por ter sido o dia do encerramento da 8ª Conferência Nacional de Saúde (21/03/1986), o relatório da conferência é o principal marco na construção do sistema de saúde brasileiro, o SUS. 

 

 

 

Postado em Notícias.