De Olho no Lixo – Prêmio Firjan Ambiental 2020 (2016-2021)

Gestão Integrada de Resíduos nas comunidades de Rocinha (maior favela do Rio de Janeiro), Vidigal e Roquete Pinto (Maré), notadamente no ciclo de vida do produto, na coleta seletiva e na logística reversa.

O objetivo: minimizar os impactos devastadores que o lixo causa naquelas comunidades, estimulando a geração de renda a partir dos resíduos. Até agosto de 2020, De Olho no Lixo garantiu o destino adequado a mais de 1.700 toneladas 0de resíduos e mais de 4.500 litros de óleo vegetal de cozinha usado.

Durante esse mesmo período, a Escola de Possibilidades Sonoras Funk Verde, ofereceu aulas e oficinas de música e construção de instrumentos, a partir da reutilização de resíduos, a mais de 500 alunos, o que resultou na produção de mais de 550 instrumentos, além da gravação de 9 composições musicais.

Já a Escola Circular de Moda Ecomoda, atendeu a mais de 400 alunos, durante as aulas e oficinas realizadas, totalizando a produção de 1.500 peças de roupas e/ou assessórios produzidos, bem como a quantidade de 3.420 máscaras barreiras contra a disseminação do novo Coronavírus.

Em razão da Pandemia de COVID-19 e da instauração do estado de quarentena, o Projeto adotou ações estratégicas para reduzir e minimizar o contágio nas comunidades envolvidas, dessa forma 1.718 moradores foram orientados quanto a maneira correta de higienização das mãos, foram produzidos e distribuídos gratuitamente 4.600 máscaras, 5.285 litros de cloro, além da doação de 1.015 sabonetes.