Clínicas da Família desenvolvem atividades para Dia Mundial Sem Tabaco

30/5/2018

Para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), as Clínicas da Família Maria do Socorro Silva e Souza e Rinaldo de Lamare, ambas na Rocinha e administradas pelo Viva Rio em parceria com a Prefeitura do Rio, estão realizando uma série de atividades para informar a população sobre os riscos do tabagismo. As ações acontecem durante toda a semana e têm como objetivo reforçar a mensagem de que fumar faz mal à saúde e pode matar.

A Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza está promovendo uma semana especial de combate ao tabagismo desde a última segunda-feira (28/05) até hoje, quarta-feira (30/05), com apresentações do grupo de tabagismo, palestras educativas, sessões de salas de esperas, rodas de conversas, distribuição de material informativo e ações educativas.

Atividade realizada na CF Maria do Socorro Silva e Souza

Já a Clínica da Família Rinaldo de Lamare montou uma tenda com ações e atividades informativas sobre o combate ao tabagismo. Entre as atividades estão a divulgação do grupo de controle do tabagismo, agendamento de usuários e distribuição de material informativo para os usuários.

Zilda da Silva frequentou o Grupo de Tabagismo da Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza e parou de fumar há quase 5 anos: “A gente se encontrava uma vez por semana, as atividades me ajudavam. Mas tem que ter força de vontade, né? Na parte da ansiedade que a gente sente quando não está mais fumando, frequentar o grupo ajuda bastante. Para mim foi ótimo, não voltei e não pretendo nunca mais voltar a fumar. Estou me sentindo ótima”.

O Dia Mundial Sem Tabaco, que acontece no dia 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar a população mundial sobre as doenças relacionadas ao cigarro. A epidemia global do tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano.

Postado em Notícias na tag .