Câncer de mama: roda de conversa promovida pelo Voluntariado aborda vivências de mulheres

Roda de conversa contou com a presença de mulheres do grupo de apoio a pacientes oncológicos Unidos Pela Vida

 

20/10/2022

Um espaço para trocar experiências, falar, mas, principalmente, ouvir. Assim foi a roda de conversa “Câncer de mama: sorrir ou chorar?”, que aconteceu nesta quinta-feira (20) na sede do Viva Rio, organizada pela equipe do Voluntariado. Dezenas de pessoas ouviram histórias de mulheres do grupo de apoio a pacientes oncológicos Unidos Pela Vida, formado por familiares e mulheres que tiveram a doença, além do relato da médica e colaboradora do Viva Rio, Joene Castro, que também enfrentou o câncer de mama.

A idealizadora do grupo Unidos Pela Vida, Patrícia Silvia, lembrou que além da conscientização, outubro é o mês para celebrar a vida. “Nós estamos mostrando que é possível vencer o câncer, que ele não é um ponto final, mas sim uma vírgula. E é importante falar sobre o assunto, coração não é gaveta, nós precisamos colocar para fora e essa roda de conversa permite isso, por isso, é muito gratificante ver instituições como o Viva Rio tendo iniciativas como esta”, comentou.

As integrantes do Unidos Pela Vida dividiram suas experiências e em diversos momentos a emoção tomou conta da roda de conversa. Para a psicóloga do programa Cuidado de quem cuida, Karen Jones, essa troca é fundamental para conscientizar sobre o câncer de mama: “Hoje não falamos sobre a doença, foi um bate-papo sobre como as pessoas a encaram. A mensagem que fica é sobre como nos portamos frente a adversidades da vida e que quando estamos juntos suportamos pesos maiores”, finalizou.

Além da roda de conversa, o público do encontro também pôde participar de atendimentos com terapeutas holísticos em serviços como reiki, massagem, barra de acces e auriculoterapia.

E a programação do Viva Rio para o Outubro Rosa continua. Até o fim do mês, o Voluntariado Viva Rio recebe doações para mulheres em situação de vulnerabilidade que enfrentam o câncer de mama. Você pode doar: sabonete líquido, creme dental, escova de dentes, toucas, lenços, turbantes, sutiã de sustentação, cabelo e peruca.

As doações podem ser entregues nos seguintes pontos:

Sede do Viva Rio – Favela Hub

Rua Alberto de Campos, 12 – Ipanema, Rio de Janeiro

Hospital Municipal Albert Schweitzer – Recepção

Rua Nilópolis, 239 – Realengo, Rio de Janeiro

Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino – Sala da Ouvidoria

Av. Dr. Raul de Oliveira Rodrigues, 382 – Piratininga, Niterói

 

Mais informações: progvoluntariado@vivario.org.br ou (21) 2555-3785 ou 2555-3750 R: 3785

 

 

Postado em Notícias.