Campanhas

Salvando Vidas Gota a Gota

Captação de doadores de sangue para suprir as necessidades da rede de saúde e fazer da doação um hábito. Trabalha em parceria com hemoterapias e instituições cadastradas, mobilizando funcionários, voluntários e a população carioca para doar sangue. O projeto conta com uma van que realiza o transporte de grupos de voluntários até o local de coleta.

 

Pronta Resposta para Desastres Naturais e Epidemias

As campanhas de Pronta Resposta atendem às situações de emergências e desastres naturais – enchentes, terremotos, grandes acidentes e epidemias. A equipe mapeia as áreas afetadas, oferece treinamento e organiza as ações e a montagem das infraestruturas necessárias, além de identificar instituições locais que possam servir de base para receber e distribuir doações. O objetivo é promover condições de vida e sobrevivência às vítimas de desastres e epidemias. As ações contam com ajuda humanitária e doações em espécie e bens; sem falar na doação de sangue quando necessário.

 

Inverno Quente

Atua através da distribuição de doações para instituições parceiras e moradores de rua. A campanha é contínua e consiste na parceria com shopping-centers e empresas que promovem a solidariedade e apoiam as instituições que atendem a diferentes públicos. Nos meses de junho e julho, a campanha Inverno Quente recolhe agasalhos, cobertores e roupas para frio e as distribui através dos parceiros.

 

Criança Feliz, Natal Feliz e Cartinha do Papai Noel

Ações de solidariedade no período do Natal (novembro e dezembro), quando, entre a população, cresce a generosidade para atender os desejos das crianças. Os principais parceiros são os shoppings-centers, que permitem a colocação de caixas de coleta em locais de grande circulação e visibilidade. As doações, geralmente brinquedos, são distribuídas em creches e abrigos parceiros. As crianças, seus pais ou líderes das instituições parceiras escrevem as cartinhas com o pedido de presente. Esses pedidos são divididos

entre funcionários do Viva Rio e/ou de empresas que adotam as cartas e se comprometem com a compra dos presentes.

 

Rede Solidária e Voluntariado (Grupos Whatsapp)

Rede Solidária é um grupo que reúne representantes de instituições, parceiros e voluntários cadastrados no Viva Rio com o objetivo de ajuda mútua.

O grupo Voluntariado também capacita líderes das instituições a fim de melhorar a eficiência de todas as ações e projetos, identificando suas necessidades. O objetivo é preparar os membros da rede para atuarem nos projetos com os quais se comprometem, assim como mobilizar parceiros e voluntários para atender a demandas específicas e pontuais.

 

Bazar Solidário

O Bazar Solidário consiste na venda de produtos doados em perfeito estado a preços justos e acessíveis. Os produtos são recebidos de lojas de variados artigos, com pequenos defeitos ou que saíram de linha por mudança de estação.

O Bazar torna viável sua aquisição por pessoas de baixa renda que não conseguiriam comprar pelo preço normal. As vendas ocorrem em eventos nas comunidades ou em feiras. O arrecadado com as vendas do Bazar é usado para as demandas cotidianas.