Campanha Solidariedade Petrópolis doa máquinas para costureiras recomeçarem seu trabalho

Costureira Fabia Cristina foi uma das que recebeu a doação da máquina – Foto: Divulgação Viva Rio 

 

24/05/2022

O Viva Rio e a Academia Pérolas Negras, através da campanha Solidariedade Petrópolis, doaram, ao longo do mês de maio, máquinas de costura para ajudar trabalhadoras locais a recomeçarem seu trabalho. Após as fortes chuvas que atingiram a cidade em fevereiro desde ano, muitas costureiras perderam suas máquinas e consequentemente o seu sustento. 

Samira foi uma dessas costureiras que perdeu tudo o que tinha. Ela estava em sua loja – localizada no centro de Petrópolis – quando a água atingiu fortemente o local e, por pouco, também não foi atingida. “Perdi tudo, não salvei nem uma agulha porque foi muito rápido, a água entrou como se fosse onda”.

A costureira conta que perdeu suas cinco máquinas e que duas delas ainda estava pagando. Receber a doação possibilitou a volta ao trabalho. “Não estou recebendo nenhum tipo de auxílio do governo e pago aluguel. Com a máquina que recebi, tenho feito meus trabalhos em casa. Estou com esperança de melhorias”, relata emocionada.

Fabiana Cristina da Costa, costureira há 13 anos, moradora do bairro Madame Machado, em Itaipava, também perdeu suas máquinas, exceto uma simples, que serve apenas para reparos. As demais estavam em uma uma oficina no bairro de Vila Felipe para serem consertadas. Na semana em que ela ia buscar suas máquinas, a catástrofe aconteceu e a oficina feio abaixo. 

“No dia seguinte, entrei em contato com o mecânico, até para saber se estava tudo bem, pois ele e sua família também moravam ali. Mas ele não respondeu às minhas mensagens. Até que vi na internet um vídeo do local onde ficava a oficina: estava irreconhecível, não dava mais pra ver nada. Um mês e meio depois, descobri que o mecânico estava vivo, mas que as máquinas estavam realmente perdidas”. 

Fabiana, que é mãe de três filhos, o mais novo com menos de um ano de idade, não pode trabalhar fora, então a doação da máquina é essencial para que ela consiga se manter trabalhando em casa. “Fiquei muito feliz, quase não acreditei. Precisava muito dessa máquina, dois dias depois de recebê-la, chegou produção pra mim. Só tenho a agradecer”. 

Ao todo, nove máquinas de costura foram doadas para trabalhadoras dos bairros de Cascatinha, Caxambu, Mosela, Quitandinha, Castelanea e Madame Machado. 

 

Postado em Notícias.