Campanha busca direito infanto-juvenil na Rio 2016

28/7/2016

A campanha conjunta Respeitar Proteger Garantir – Todos Juntos pelos Direitos de Crianças e Adolescentes será apresentada nesta segunda-feira (01/08), no Centro Educacional Pequena Cruzada, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona Sul da cidade, com boas-vindas aos 100 voluntários que vão sensibilizar a população e o público durante os Jogos Olímpicos 2016.

Parte do projeto Rio 2016: Olimpíadas dos Direitos da Criança e do Adolescente, do qual participam o Viva Rio, a Frente Nacional de Prefeitos e a Rede ECPAT Brasil, a campanha é focada na proteção integral das crianças e adolescentes durante a Rio 2016. A expectativa é que as ações ultrapassem o período da competição e permaneçam durante os demais eventos de grande porte.

Além dos voluntários e representantes das instituições que participam da campanha, foram confirmadas as presenças do atleta olímpico Hugo Parisi, que cedeu sua imagem de forma gratuita e solidária à iniciativa; o prefeito de Porto Alegre/RS, José Fortunati e o vice-prefeito do Rio de Janeiro/RJ, Adilson Pires. A atriz Elizabeth Savala também cedeu sua imagem de forma gratuita e solidária à campanha.

Hugo

Para o atleta Hugo Parisi, “as Olimpíadas nos mostram que todos são iguais”| Foto: Youtube

Para Hugo Parisi, a campanha acontece em um momento muito oportuno, uma vez que educação e acesso ao esporte são direitos da criança e do adolescente. “É por meio da garantia desses direitos que elas conseguirão se desenvolver em qualquer área. As Olimpíadas nos mostram que todos são iguais e que podemos realizar nossos sonhos. Para isso temos que acreditar e ter oportunidade”, enfatizou.

Durante o evento, será feita a apresentação da campanha e do vídeo oficial da ação, que fala sobre as violações mais recorrentes em grandes eventos, a exploração sexual e o trabalho infanto-juvenil, o uso de álcool e outras drogas, crianças e adolescentes em situação de rua ou ainda perdidos ou desaparecidos. Também serão abordados os principais canais de denúncia, como o Disque 100, o aplicativo Proteja Brasil e o Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

(Texto: Celina Côrtes|Fotos: Tamiris Barcellos e Youtube)

 

Postado em Notícias na tag .