Bob Burnquist oferece oficina de skate no Parque Esportivo e Social do Caramujo

O campeão mundial também anunciou a criação de um projeto social para a comunidade com oficinas de arte e aulas de skate e tecnologia 

24/06/2022

Bob Burnquist, dez vezes campeão mundial de skate, maior recordista de medalhas dos X-Games e atual campeão da MegaRampa, esteve no Parque Social e Esportivo do Caramujo (PESC), em Niterói, na tarde dessa quinta-feira (23/06) em um evento que fez parte da programação do Itacoatiara Pro, festival de esportes ao ar livre. 

Através do seu Instituto Skate Cuida, Bob ofereceu oficinas de iniciação esportiva no skate para crianças e jovens da comunidade. O DJ Malboro fez o som do evento e as oficinas de grafite também fizeram parte da programação. 

Esse evento é só o começo de uma parceria entre o skatista e a prefeitura de Niterói, para beneficiar os jovens do Parque Esportivo e Social do Caramujo, que é administrado pelo Viva Rio. Através do Instituto Skate Cuida, Bob pretende desenvolver um projeto social, em parceria com a Plataforma Impact, com aulas de skate, oficinas de artes e cursos de tecnologia, além de escrever o projeto de uma pista de street para o PESC.

Bob Burnquist conheceu o Parque há cerca de 3 meses e ficou impressionado com a estrutura do complexo esportivo. “Quando eu andei na pista, de muito boa qualidade, vi a molecada, percebi que era um projeto diferenciado e soube que tinha que fazer algo aqui”. 

Para o skatista é muito importante que se dê oportunidades aos jovens, especialmente os mais pobres, tanto no esporte como na arte para que consigam fazer boas escolhas.

O que me salvou foi o skate, sempre que eu fazia besteira, ou me envolvia com uma galera que não era legal e o skate ficava de lado, eu percebia que estava escolhendo errado. Eu acho que o incentivo ao talento natural no esporte, na arte e na música, faz com que a pessoa tenha uma escolha. E ela vai escolher o caminho melhor se tiver oportunidades. Então, a ideia é oportunizar e dar escolha para essas crianças e jovens.”

O secretário do Núcleo Executivo Regional de Niterói e responsável pelo PESC, Oto Bahia, ressalta a importância da iniciativa do Bob em trazer essa atividade para o bairro Caramujo. “Depois de ter conhecido o local e toda a história do projeto, o Bob quis contemplar o Parque Esportivo do Caramujo como único local da zona norte a receber as atividades do Itacoatiara Pro. É uma oportunidade ímpar para as crianças terem acesso ao Bob, um campeão mundial”. 

Para o coordenador do Parque Esportivo e Social do Caramujo, é importante pensar no esporte não só como uma maneira de inclusão, mas de ascensão social. “Eu sou oriundo de projeto social, fiz curso superior, faço mestrado, fui militar, conheço 23 países, recentemente dei um curso na África, tudo através do esporte. Eu não sei se teria acesso a essas oportunidades se não fosse pelo esporte.”

Em agosto deste ano, o Parque Esportivo e Social do Caramujo completa dois anos de existência e oferece oficinas de diversos esportes como vôlei, badminton, tiro com arco, futebol e luta greco-romana.

 

Postado em Notícias.