Andrea Gouvêa Vieira é cidadã carioca

Nascida em Minas Gerais, a jornalista e ex-vereadora por dois mandatos pelo PSDB, Andrea Gouvêa Vieira, recebeu na noite de terça-feira o título de Cidadã Honorária da Cidade do Rio de Janeiro e a Medalha Pedro Ernesto, em cerimônia realizada no plenário Teotônio Villela do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia.

plenário

O plenário Teotônio Villela ficou lotado durante a cerimônia

Um momento marcante do evento foi o discurso da ex-ministra Marina Silva: “precisamos cada vez mais de lideranças com este perfil”, disse ela, comparando a jornalista a dois ícones da cultura indígena: o arco e a flecha.

Marina

A ex-ministra Marina Silva elogiou o perfil empreendedor da homenageada

Depois de denunciar que o município desviava para outros setores cerca de R$ 700 milhões que, pela constituição, deveriam ser destinados à Educação, Andrea, por sua vez, esclareceu a intenção de convidar Marina Silva para a cerimônia para “oferecer alternativas ao modelo político que está aí”. E se colocou à disposição da Rede, partido em processo de criação pela ex-ministra.

Outro momento emocionante foi o depoimento de William de Oliveira, ex-presidente da Associação de Moradores da Rocinha e coordenador do Movimento Popular de Favelas, que chegou a ser preso em dezembro de 2011 sob falsa acusação de associação ao tráfico. “Mãe branca, amiga leal, pessoa de caráter”, foi a definição de Andrea pelo líder comunitário, a quem considera como uma das responsáveis pelo esclarecimento dos fatos e sua consequente libertação.

William

William Oliveira agradeceu a atuação de Andrea, que ajudou a libertá-lo de uma prisão injusta

No plenário cheio, além de ex-companheiros de trabalho e familiares, a exemplo da mãe, Marielza – a quem Andrea atribuiu seu gosto pela política -, participaram do evento Rubem César Fernandes e Sebastião Santos, diretor executivo e coordenador do Viva Rio, respectivamente, além dos jornalistas Zuenir Ventura e Merval Pereira.

(Texto: Celina Côrtes| Fotos: Paulo Barros)

Postado em Notícias na tag .