Ações do Voluntariado Viva Rio beneficiam milhares de pessoas em 2022

Cibele Dias, coordenadora do Voluntariado, e sua equipe formada por Leonardo Ramos e  Jorge Dimitrescu

 

29/12/2022

Mais de 800 doadores de sangue, 800 livros entregues, 731 brinquedos coletados, 150 mechas de cabelo doadas e 5.064 peças de roupa arrecadadas são alguns dos números do Voluntariado do Viva Rio ao longo deste ano. Com campanhas permanentes e pontuais, o setor mobilizou centenas de voluntários. 

O Voluntariado faz parte do Viva Rio desde o início da instituição, em 1993. O setor realiza ações que promovem saúde, cidadania, desenvolvimento social e sustentabilidade, especialmente para populações em situação de pobreza. Também atua em resposta a emergências, como desastres naturais e pandemias.

Cibele Dias, coordenadora do Voluntariado, comemora os bons resultados de 2022 e planeja números ainda mais expressivos para o próximo ano. Segundo ela, o objetivo é engajar cada vez mais os colaboradores do Viva Rio nas atividades.

“O objetivo do Voluntariado é envolver os funcionários nas atividades. Somos uma organização social, portanto temos o social na veia. Pretendemos aumentar o número de ações no próximo ano. Vamos voltar com  a campanha da taça para o setor que mais doar sangue, tanto na sede do Viva Rio como nas Clínicas da Família”, conta. 

Para valorizar os funcionários que participaram das atividades deste ano, o Voluntariado homenageou aqueles que se destacaram. Ágatha Nunes, que trabalha no setor de Arquivo do Viva Rio, foi uma das homenageadas: “Já ajudei na separação de roupas, na organização de doações, também já doei sangue e sempre que puder vou doar. Estou disposta a ajudar as pessoas”. 

Ao todo, foram 10 funcionários homenageados, entre eles o Rei e Rainha do Viva Rio, Serginho e Fernanda Mattos, coroados através de uma votação entre colaboradores. Eles foram escolhidos pelo compromisso com a visão e os valores da instituição. 

Jorge Dimitrescu trabalha no Voluntariado, ele relata que isso o permite ter contato com realidades diferentes e valorizar a empatia. “O trabalho voluntário me ajuda muito como pessoa, pois me coloca em contato com aqueles que vivem em situação muito distinta da minha. O voluntariado indica responsabilidade e sociabilidade, quanto mais damos, mais recebemos”, relata.  

Caravana de doadores de sangue no Hemorio; ao todo, em 2022 foram 856 doadores

 

Confira, abaixo, algumas das ações promovidas pelo Voluntariado em 2022: 

Voluntário por um dia

O Voluntário por Um Dia foi criado como uma maneira de facilitar o engajamento de voluntários em ações solidárias dinâmicas e rápidas, como recreação e triagem de doações, feitas em um dia estipulado. 

Doações de livros 

A ação contribui para o acesso da população à cultura. Foram doadas 20 caixas de livros, com 800 unidades de diversos títulos que foram distribuídas nas unidades do Espaço Nova Geração, em Niterói, além dos hospitais Oceânico e Albert Schweitzer, além de instituições parceiras. 

Campanha Salvando Vidas, Gota a Gota 

Ao longo do ano, a campanha levou caravanas que totalizaram 856 doadores de sangue. A campanha acontece de forma ininterrupta com o objetivo de aumentar o estoque de sangue e hemoderivados nos hemocentros do Rio de Janeiro.  

Campanha Solidariedade Petrópolis 

A equipe do Voluntariado trabalhou ativamente na campanha Solidariedade Petrópolis, criada pelo Viva Rio e Academia Pérolas Negras para ajudar a população da cidade devastada pelas fortes chuvas em fevereiro. Rapidamente foram mobilizadas pessoas, empresas e organizações na doação de roupas, alimentos e quantias em dinheiro. 

Campanha a Fome Mora ao Lado

Ativa desde julho, a campanha A Fome Mora ao Lado arrecada alimentos não perecíveis para gerar cestas básicas. A população pode se mobilizar em  sua vizinhança, condomínio, escola, faculdade ou empresa para arrecadar alimentos que serão distribuídos pelo Voluntariado. A sede do Viva Rio e as clínicas da família Felipe Cardoso e Heitor Beltrão também servem como pontos de coleta. 

Campanha Inverno Quente

Todo ano, o Voluntariado realiza a campanha Inverno Quente, que arrecada agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua ou moradoras de abrigos. Neste ano, a campanha bateu recorde de arrecadação: foram 5.064 peças de vestuário masculino, feminino e infantil, além de calçados e cobertores (novos e seminovos). Também foram arrecadados quase 200 cobertores. 

Criança Feliz, Natal Feliz

Mobilização para doações de brinquedos a serem distribuídos em creches e abrigos parceiros. Os principais parceiros são os shoppings-centers, que permitem a colocação de caixas de coleta em locais de grande circulação e visibilidade.  Neste ano, foram arrecadados 731 brinquedos. 

Oficinas de Matemática e de montagem e manutenção de computadores 

Voltadas para capacitação profissional, foram promovidas duas oficinas entre setembro e outubro: montagem e manutenção de computadores, ministrada por Felipe Souza, do setor de Tecnologia da Informação do Viva Rio, e matemática, ensinada pelo voluntário Alex.

Ações no Outubro Rosa

Foram promovidas ações de conscientização e mobilização em torno do câncer de mama: apresentação do coral da Associação dos Amigos da Mama (Adama) para funcionários da sede do Viva Rio; participação no “Corrida e Caminhada Outubro Rosa”, promovido pela Corre Eventos para mobilizar as pessoas a cuidarem da saúde e bem-estar; roda de conversa com o tema “Câncer de mama: sorrir ou chorar?; corte de mechas de cabelo (ao todo 3kg) usadas para confecção de perucas. 

Postado em Notícias.