Viva Rio participa de feira de empregos para pessoas com deficiência

A primeira edição de 2023 do Circuito Dia D, promovido pela Rede Incluir, aconteceu na Zona Oeste

Equipe do Viva Rio Eficiente e da Rede Incluir com o senhor Almir (ao meio), contratado através da feira

 

27/03/2023

O Viva Rio marcou presença na primeira edição do Circuito Dia D deste ano, que aconteceu na Universidade Estácio de Sá de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, na última quinta-feira (23). A feira de empregabilidade, voltada para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, contou com a oferta de mais de 800 vagas entre 30 empresas participantes. 

O Circuito Dia D é organizado pela Rede Incluir, organização sem fins lucrativos que promove diversidade e inclusão e trabalha em parceria com os governos municipais com o propósito de preparar as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho no Rio de Janeiro. Segundo o presidente da instituição, Antoniel Bastos, a média de pessoas atendidas por evento gira em torno de 500 e 40% delas conseguem um emprego. 

O Viva Rio e a Rede Incluir são parceiros desde o ano passado na luta pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Segundo o coordenador do programa Viva Rio Eficiente, Renato Freitas, foram recolhidos 67 currículos por sua equipe para diversas áreas de atuação.

Uma das pessoas a se candidatar às vagas foi Almir Antônio dos Santos, de 70 anos, que já saiu de lá aprovado para trabalhar em uma unidade básica de saúde administrada pelo Viva Rio em Guaratiba. 

“Ele já é aposentado e não conseguia trabalho por causa da sua idade e por não ter uma das pernas, que perdeu devido à diabetes. Ele estava na rua, ouviu sobre a feira pelo rádio e decidiu ir até lá. Ao conversar com ele, descobri que mora em Guaratiba, área onde nós estamos com dificuldade de contratar PcD. Então, peguei seu currículo, fiz o processo seletivo ali mesmo e ele já saiu aprovado para a vaga. É raro isso acontecer, então foi um caso de sucesso. Com a contratação do senhor Almir quebramos duas barreiras: o etarismo e o capacitismo”, conta. 

A ação da Rede Incluir conta com o apoio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, do Ministério Público do Trabalho e da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (Aedin).

Postado em Notícias.