Viva Rio participa de conferência inclusiva realizada pelo Tribunal da Justiça e Rede Incluir

A conferência aconteceu no Museu da Justiça e contou com a várias palestras de incentivo à práticas inclusivas

 

O Viva Rio Eficiente marcou presença na conferência “Além dos Muros – A inclusão dos invisíveis no mercado de trabalho” promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) em parceria com o Instituto Rede Incluir, na última quarta-feira (31), no Museu da Justiça, no Centro. O objetivo do evento foi sensibilizar as organizações, a sociedade e as instituições sobre a importância de trabalhar a inclusão de forma conectiva e debater como aplicar essa prática dentro das empresas. 

Karen Jones, psicóloga que faz parte do Viva Rio Eficiente, programa que apoia pessoas com deficiência, foi uma das palestrantes. A conferência também contou com a participação de Flávia Cortinovis, subsecretária da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência; Nélio Gergini, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor; e Claudia Valeria Bastos Fernandes Marques, juíza federal e presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. 

A psicóloga Karen Jones apresentou o trabalho do programa Viva Rio Eficiente e os resultados alcançados no último ano dentro da organização. “Em um ano tivemos um aumento de 475% na contratação de pessoas com deficiência”, relata. 

Ela também conta que a equipe do programa trabalha diariamente para superar as dificuldades e tem promovido diversas atividades para além da contratação. “Promovemos cursos, rodas de conversa, passeios, visitas a lares que atendem pessoas com deficiência e aula de libras e mediação de conflitos. Também estamos sempre presentes em eventos de empregabilidade e acompanhamos a atuação dos nossos profissionais PcD. Para além de contratar, estamos preocupados em reter esses funcionários”, finaliza. 

Na mesa de abertura da conferência estiveram presente Antoniel Bastos, presidente da Rede Incluir; Alex Bolsas, superintendente regional do Trabalho do Rio; João Berthier, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho; desembargadora Alba Valéria Guedes, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região; Everton Gomes, secretário municipal de Trabalho e Renda; e Aline Forasteiro, subsecretária estadual de Direitos Humanos. 

Postado em Notícias.