Viva Rio, em parceria com a prefeitura, entrega Super Centro Carioca de Vacinação

O Super Centro Carioca de Vacinação fica ao lado do Hospital Rocha Maia, em Botafogo — Foto: Saúde Rio 

 

02/02/2023

O Viva Rio entregou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), dedicado exclusivamente aos serviços de imunização. O espaço, inaugurado no último sábado (28), vai funcionar todos os dias, de 8h às 22h, com o objetivo de garantir que mais pessoas regularizem suas carteiras de vacinação. 

A unidade está instalada no prédio histórico ao lado do Hospital Municipal Rocha Maia, em Botafogo, que anteriormente servia de almoxarifado. Também vai abrigar o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) Myrtes Amorelli Gonzaga, voltado para o atendimento de pacientes com necessidades clínicas específicas, como alergias a algum componente vacinal.

Joyce Augusto, assessora técnica dos contratos de Estratégia de Saúde da Família do Viva Rio, acredita que o Super Centro Carioca de Vacinação vai contribuir para ampliar a imunização: “O ganho é o horário de funcionamento, além de ser um local exclusivo para vacinação. Sua localização também é estratégica, onde circula muita gente.”

O Viva Rio foi responsável por toda a obra de adequação do SCCV. Joyce Augusto conta que tiveram a preocupação de preservar o espaço. “Realizamos as obras e mobiliamos o local com o cuidado de preservá-lo, foi uma obra muito delicada. Todos se empenharam muito, tanto a equipe do Viva Rio quanto a da Secretaria de Saúde”, finaliza.  

Na inauguração, estiveram presentes o secretário de saúde, Daniel Soranz, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. 

De acordo com a prefeitura, estão estimados 600 atendimentos por dia. O Super Centro Carioca de Vacinação conta com uma equipe formada por médicos (infectologistas, pediatras e alergistas/imunologistas), enfermeiros e técnicos de enfermagem. 

A nova unidade vai ampliar o atendimento a crianças e adultos portadores de quadros clínicos especiais e com histórico de evento pós-vacinal ou de alergia a algum componente vacinal. É composta por três amplos consultórios médicos e de enfermagem para pacientes que necessitam de imunobiológicos especiais, além de três salas de vacina, uma para imunização de rotina e duas para vacinação especial (uma delas com observação clínica). 

 

Prédio histórico foi projetado por Oswaldo Cruz

O Super Centro Carioca de Vacinação está instalado no prédio onde funcionou o Desinfectório de Botafogo, inaugurado em 1905 para atender ao projeto sanitário da época. Foi um dos primeiros trabalhos de Oswaldo Cruz na direção nacional de saúde. 

Os desinfectórios eram locais próprios para o isolamento de pessoas com doenças contagiosas e desinfecção de seus objetos pessoais. A unidade foi estratégica para o combate à peste bubônica e à febre amarela. Também foi ponto de vacinação para a campanha de varíola. 

O prédio histórico é um projeto do arquiteto Luiz Moraes Júnior, que também projetou o Castelo Mourisco da Fiocruz. 

 

Postado em Notícias.