Viva Rio e Pérolas Negras lançam projeto para beneficiar futebol de favelas

Evento de lançamento contou com a participação de representantes das comunidades parceiras 

 

O Viva Rio e a Academia Pérolas Negras lançaram, na última segunda-feira (8), o projeto Bola Viva, uma rede de futebol de favelas e periferias que vai beneficiar 17 centros comunitários de formação esportiva do estado do Rio de Janeiro. O projeto será para categorias de base, ou seja, crianças e jovens de sete a 19 anos. 

Será uma expansão do trabalho já realizado pela Academia Pérolas Negras, que atualmente mantém parceria com quatro comunidades do Rio. O Bola Viva vai receber recurso da Comissão do Esporte do Congresso Nacional e de uma emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Bandeira de Mello, ex-presidente do Flamengo. 

Além de oportunidades através de práticas esportivas, a rede Bola Viva vai oferecer educação complementar para crianças e jovens das comunidades parceiras, com metodologia da Fundação Roberto Marinho, além de recuperação da aprendizagem de alunos em defasagem série/idade ou fora da escola. Também vai apoiar na contratação de profissionais e disponibilizar notebooks para estudo e equipamentos básicos de Educação Física.

Presente no evento de inauguração, Bandeira de Mello destacou a importância do trabalho realizado pelo Pérolas. “Desde que tomei conhecimento desse projeto, me apaixonei. Junta futebol com responsabilidade social e ambiental, que sempre fizeram parte da minha história. Como deputado federal tenho direito a colocar emendas, então, minha ideia foi multiplicar o trabalho que já vem sendo feito, com a criação dessa rede de futebol de favelas”, comentou. 

O projeto terá duas fases, a primeira contará com sete parceiros: Craques da Vida (Vila Aliança), Bom Esporte (Cidade de Deus), Parque Ipanema (Queimados), Resende (sub-20), Itatiaia (feminino), Projeto Acolher (Cantagalo) e Vila Olímpica da Maré. 

Na segunda etapa, outros 10  projetos e comunidades também vão integrar o Bola Viva. São eles: Espaço Nova Geração (Cantagalo, em Niterói); ATR (Complexo do Chapadão); Volta Redonda; Atlético Real (Volta Redonda); Borel; Mg Sport (Nova Iguaçu); Bravos (Rocinha); Fazenda Judá (Japeri); Caramujo (Niterói) e Boa Vista (Engenheiros Passos). 

A rede Bola Viva vai promover competições entre os 17 centros comunitários parceiros, que terão a chance de oferecer seus melhores talentos ao Pérolas Negras, em troca, o Pérolas entrega 10% dos recursos obtidos com os atletas aos seus clubes de origem. Outros clubes profissionais também poderão aderir ao projeto. 

Confira, abaixo, mais fotos do evento de lançamento do Bola Viva.

Postado em Notícias.