Viva Rio cria Selo de Segurança Humana e Hospital Albert Schweitzer é o primeiro certificado

O Selo é voltado para organizações e empresas que querem humanizar suas atividades 

 

Hospital Municipal Albert Schweitzer recebeu o Selo Viva Rio de Segurança Humana na última semana

 

Pesquisa realizada pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) mostra que, entre agosto e setembro de 2023, 245 pessoas foram vítimas de discriminação racial no estado do Rio de Janeiro, o que representa 54% dos crimes de injúria registrados durante o período, uma média de quatro novos casos de racismo a cada 24 horas. E esse tipo de crime também acontece dentro das empresas. Dados da Comissão Arns apontam que entre 1998 e 2019 houve 35 ocorrências de injúria racial, lesão corporal e até homicídios envolvendo a atuação de funcionários de empresas de diferentes setores. 

Diante desse cenário, o Viva Rio — que atua há 30 anos com ações de combate à violência e garantia de direitos — criou o Selo Viva Rio de Segurança Humana (VRSH) voltado para empresas e organizações que prestam serviços a um usuário final e querem assegurar que sua gestão e suas atividades estão sendo realizadas de forma humanizada. 

O Hospital Municipal Albert Schweitzer foi a primeira instituição a receber a certificação, na última semana. A cerimônia de entrega contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Viva Rio e profissionais de diversos setores do hospital. 

Para que o Albert Schweitzer recebesse a certificação foram elaboradas uma política de segurança humana e um código de ética e conduta. Também foram realizadas capacitações com profissionais que lidam diretamente com os usuários, como maqueiros, equipe de Ouvidoria e Posso Ajudar, recepcionistas e controladores de acesso, que receberam treinamentos em diversidade, direitos humanos e abordagem humanizada. 

“O selo nos relembra de condutas que precisamos ter em nossa unidade para um atendimento mais humano, como o respeito e a ética, que devem ser aplicadas tanto com os profissionais quanto com os pacientes”, destaca Ginna Ilka de Carvalho, gerente de projetos no Albert Schweitzer, que acompanhou o processo de obtenção da certificação. 

Com o Selo Viva Rio de Segurança Humana as instituições podem alinhar seus processos a diversas práticas e valores, como: prevenção de comportamentos violentos, abusivos, que desrespeitam a dignidade humana ou gerem medo; gestão das relações comunitárias; acolhimento de vulneráveis; respeito aos direitos humanos e a todas as formas de diversidade, entre elas cor, gênero, orientação sexual e deficiência; gestão de conflitos; e combate ao racismo. A certificação também garante educação permanente dos profissionais. 

O Selo Viva Rio pode ser obtido por entidades do setor da segurança patrimonial, empresas terceirizadas de portarias, recepção e controle de acesso, comércio, redes varejistas, shopping centers, promotores de grandes eventos, unidades de saúde e empresas com foco no atendimento ao público. 

Com a adequação à certificação, as empresas vão melhorar a sua gestão organizacional, garantir maior satisfação dos colaboradores, clientes e usuários, reduzir incidentes durante a oferta do serviço e abrir novos mercados e oportunidades de negócios. 

Pedro Braum, coordenador de Segurança Humana do Viva Rio, comenta o que motivou a criação do Selo. “A missão essencial das organizações é atender aos seus clientes da forma mais adequada. A partir da nossa experiência em mediação de conflitos e Segurança Humana, criamos o Selo Viva Rio, que é parte importante para a melhoria da gestão e qualidade do serviço prestado em todas as organizações, sendo uma necessidade em termos de eficiência e do ponto de vista ético”, relata. 

O coronel Ubiratan Ângelo, gerente de Compliance no Viva Rio e ex-comandante geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, reforça que a instituição sempre trabalhou para que seus usuários se sentissem seguros e respeitados em seus territórios. 

“Nosso trabalho sempre teve por objetivo fazer com que as pessoas estivessem livres do medo dentro de seus territórios e comunidades. A partir da criação do Selo, as organizações poderão saber se as suas ferramentas de gestão e se a operação de seus agentes estão efetivamente voltadas, quantitativa e qualitativamente, para a segurança e a sensação de segurança dos seus usuários. Essa é uma grande contribuição do Viva Rio para uma sociedade não só mais segura, mas consciente da sua segurança”, comenta o coronel. 

Existem três níveis de qualidade que as organizações podem escolher quando se inscrevem no processo de certificação: uma estrela, duas estrelas e três estrelas. Eles funcionam em um sistema de progressão e de modo cumulativo, desta forma, uma instituição precisa atender também aos itens mais básicos para requerer os mais avançados. 

Para mais informações sobre o Selo Viva Rio de Segurança Humana, entre em contato através dos e-mails:  braum@vivario.org.br ou segurancahumana@vivario.org.br

Confira abaixo as fotos da entrega do Selo no Hospital Albert Schweitzer.

 

Postado em Notícias.