Parque Esportivo e Social do Caramujo realiza Semana do Meio Ambiente

Alunos na oficina de reciclagem, conduzida pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin)

 

Para conscientizar crianças e jovens sobre a importância de preservar a natureza, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (PESC), projeto da prefeitura de Niterói em parceria com o Viva Rio, promoveu a Semana do Meio Ambiente, de 5 a 7 de junho, com diversas atividades educativas. O encerramento das ações será com um plantio de mudas, na próxima semana. 

O evento contou com palestra, brincadeiras, confecção de tinta sustentável e oficinas de reciclagem e resíduos sólidos. As atividades recreativas, que incluíram cruzadas, passatempo e gincanas sobre preservação do meio ambiente, foram conduzidas pelo professor de educação ambiental do PESC, Diego Riqueza. 

Na programação, os alunos também visitaram o Parque Natural Municipal Floresta do Baldeador, onde participaram de atividades ao ar livre e receberam instruções de profissionais da Guarda Ambiental sobre cuidados com a natureza. 

A oficina de reciclagem contou com o apoio da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin). Com o auxílio dos profissionais da Clin, as crianças transformaram materiais recicláveis em brinquedos e jogos. Os alunos aprenderam o valor da redução do desperdício e do reaproveitamento de recursos. Já na oficina de resíduos sólidos, aprenderam a lidar corretamente com o lixo. 

Oto Bahia, secretário do Executivo Regional de Niterói e responsável pelo PESC, reforça a responsabilidade de todos na preservação do meio ambiente. “As atividades da Semana do Meio Ambiente permitem que alunos e professores compreendam ainda mais a importância da preservação ambiental e o papel de cada um de nós na conservação do PESC. O contato com a natureza e o entendimento sobre a reciclagem nos ensinam a valorizar e respeitar o meio ambiente, despertando em nós a consciência ecológica”, conta. 

Na próxima segunda-feira (12), haverá uma oficina de mudas e plantio nos arredores do Parque Esportivo e Social do Caramujo. As mudas que vão ser plantadas foram criadas pelos alunos nas aulas de educação ambiental. O plantio será feito pelas crianças com o auxílio do professor Diego Riqueza. 

Nesse dia, também haverá o lançamento do projeto de sustentabilidade do Parque, em parceria com a Sankofa, empresa que investe em energia solar. A proposta é conscientizar os alunos sobre descarte seletivo de materiais como plástico, papel, vidro e óleo, e seu impacto para a natureza.

Postado em Notícias.