O Viva Rio faz paz

30/12/2022

8,5 milhões de pessoas foram impactadas pelos projetos do Viva Rio em 2022. Nossa homenagem aos 11.466 funcionários que cuidam dessa gente dia a dia, grande parte dia e noite, domingos e feriados também. Crescemos muito neste ano e tudo indica que seguiremos crescendo em 2023.

Com efeito, crescer não é o que mais nos motiva neste momento. O desafio maior, que mobiliza o espírito, está na qualidade do que fazemos. Em nome da gestão central do Viva Rio, enumero cinco objetivos que dão sentido aos nossos votos para o ano novo:

1. Fortalecer o Conselho de Administração. O crescimento acelerado aumenta as chances de desvios e desperdícios. Compliance, gestão de riscos, ouvidoria, controladoria, auditoria interna e transparência passam pelos cuidados do Conselho, maior responsável pela segurança da instituição. 

2. Desenvolver os processos operacionais e decisórios para que sejam mais eficientes. Em 2023 finalizaremos um sistema próprio de gestão online que é ajustado no detalhe a uma instituição como o Viva Rio, algo que não se encontra no mercado.

3. Atualizar a natureza inovadora do Viva Rio com maior aproveitamento das novas tecnologias não apenas na gestão, mas também na assistência. A saúde forma o campo de maiores avanços científicos da atualidade. Importa que as inovações ultrapassem as classes médias e alcancem as maiorias populares.

4. Atualizar a cultura de origem do Viva Rio com o gosto pela diversidade e a ousadia em superar as barreiras dos preconceitos de cor, gênero e religião. Neste espírito, valorizar o humor e a alegria, marcas de sua cidade de nascimento, o Rio de Janeiro.

5. Retomar temas fortes que foram reprimidos nos últimos anos, como a humanização da segurança pública, o controle das armas de fogo e a superação da guerra às drogas com a implementação de estratégias de redução de danos.

Nossos votos se resumem na resposta à pergunta frequente, “afinal, o que faz o Viva Rio?”. Que possamos voltar a dizer: o Viva Rio faz paz!  

Rubem César Fernandes

 

Clique aqui e confira os números de 2022

 

 

Postado em Notícias.