No Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, Viva Rio apoia evento na Lapa

A programação, organizada pela CasaNem, contou com apresentações musicais, vacinação e feira de emprego 

 

 

O evento foi gratuito, aberto para o público e contou com a participação de diversas instituições 

 

Os Arcos da Lapa, no Centro do Rio, amanheceram mais coloridos nesta quarta-feira (28). Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+”, a CasaNem, em parceria com o Viva Rio e outras instituições, promoveu um evento com programação o dia inteiro no Circo Voador. Além da simbólica abertura da bandeira com as cores que representam a comunidade, o evento contou com um café da manhã para pessoas em situação de rua, feira de empregos, vacinação e apresentações musicais. 

“Esses eventos trazem visibilidade para a população LGBTQIAPN+, principalmente pessoas trans, já que o Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo. Nosso intuito é fazê-los enxergar que eles têm direito à saúde, educação, cultura e trabalho. Me sinto muito feliz por trazer oportunidades para a comunidade da qual faço parte”, conta Renato Freitas, coordenador de Diversidade do Viva Rio. 

Indianarae Siqueira, transexual e fundadora da CasaNem, centro de acolhimento para pessoas LGBTQIAPN+, reforça a importância de ações para essa população para além do Dia do Orgulho. “Essa população precisa comer, vestir e ter acesso a serviços públicos o ano inteiro. Essas parcerias com instituições e prefeitura são importantes para ultrapassar barreiras, pois muitas vezes as organizações e movimentos sociais só se encontram em dias específicos. As ações precisam ser ampliadas”, relata. 

Na programação, o Viva Rio promoveu uma feira de empregabilidade, em parceria com a Secretaria de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, o Instituto Rede Incluir e a empresa Lukatoner, para recebimento de currículos e cadastro em banco de vagas. 

Thayane Milhomem, gerente do Trabalha Rio, da Secretaria de Trabalho e Renda, explica que o projeto itinerante tem como objetivo levar os serviços para locais onde haja população com dificuldade de acessar os postos existentes. A Secretaria realizou um cadastro em seu banco de oportunidades. “É uma população muito invisibilizada, é importante tirá-los da informalidade e da situação de rua e conseguir transformar sua realidade”, conta. 

O Viva Rio também disponibilizou vacinação contra covid-19 e gripe, com o apoio da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 1.0, que abrange o Centro da cidade e adjacências. 

O evento “Amanhecer do Orgulho LGBTQIAPN+” teve apoio do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), do Fórum Estadual de Travestis e Transexuais, do Circo Voador, do Grupo Transrevolução e outras instituições da sociedade civil. 

Nélio Giorgini, membro da Comissão de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), esteve presente no evento e comentou a importância da união de diversas instituições em prol da luta por igualdade. “Estar com instituições que representam muito para a sociedade é super gratificante. Unimos a IAB, o Viva Rio e a CasaNem para entregar à população um dia de reflexão, que por um lado traz problemas e tristeza, mas, por outro, traz o alento de estarmos vivos e comemorando o dia da diversidade”, fala, animado. 

À tarde, a programação contou com apresentações musicais com BALLROOM RJ, Garota X, MC Kellvn, Tyaro, Doralyce e os DJs Nanda Machado, Yanka Darhk e Pam Belli. A partir das 19h, se apresenta o grupo Baque Mulher, seguido de um cortejo até a KuzinhaNem, na Lapa, onde a cantora Wendy Lady fecha o evento.

 

DJs Yanka Darhk e Nanda Machado animaram o evento 

 

Semana da Diversidade Viva Rio 

Na luta por diversidade, direitos e igualdade, o Viva Rio promove a Semana da Diversidade, de 26 de junho a 4 de julho, com diversas atividades que buscam levar cultura, reflexão e debate sobre o tema, para os colaboradores da instituição e moradores das favelas do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. Rodas de conversa, oficinas e cineclubes estão previstos na programação. As atividades são parte da campanha “Eu quero viver: saúde, educação, emprego, cultura, respeito e vida”. 

Até 28 de julho, a campanha do Viva Rio também vai arrecadar aparelhos de depilar, sabonetes, escovas de dentes, fio e cremes dentais, que serão doados para pessoas acolhidas pela CasaNem.

 

Confira mais fotos do evento:

 

Postado em Notícias.