Hospital Municipal Albert Schweitzer inicia projeto para reduzir superlotação na emergência

Beneficência Portuguesa de São Paulo, hospital parceiro do Ministério da Saúde, ministrou treinamento sobre “Lean nas Emergências”

 

14/02/2023

O Hospital Municipal Albert Schweitzer (HMAS), em Realengo, no Rio de Janeiro, entrou na fase inicial para implementar o “Lean nas Emergências”, do Ministério da Saúde. O principal objetivo do projeto é reduzir a superlotação de emergências e diminuir desperdícios. Será implementado em seis meses e a previsão é que até o final do primeiro semestre de 2023 o usuário comece a sentir os reflexos do Lean na unidade. Na última semana (8 e 9 de fevereiro), mais de 100 profissionais da unidade passaram por treinamento sobre o funcionamento do projeto.

Um dos coordenadores da emergência da unidade, o enfermeiro Michael Santana do Nascimento, foi um dos profissionais que participou da capacitação. Para ele, a implementação do projeto no Albert trará um melhor atendimento para a população. “O principal pilar do Lean nas Emergências é otimizar o tempo do usuário dentro da unidade, tendo celeridade no tratamento e solução dos problemas e devolvendo o paciente para a sociedade, totalmente recuperado, mais rapidamente”, esclareceu.

No treinamento, 105 profissionais – entre diretores, coordenadores e colaboradores que estarão ligados diretamente ao Lean – foram capacitados por uma equipe da Beneficência Portuguesa de São Paulo, hospital parceiro do Ministério da Saúde na execução do projeto. Ao todo, serão realizadas 10 visitas presenciais da equipe para treinamentos na unidade.   

Mas as capacitações não param nesses encontros: agora, o Albert Schweitzer faz parte de uma rede de comunicação de hospitais que participam do “Lean nas Emergências”, onde serão compartilhadas informações e dados, além de poderem se manter atualizados para oferecer o melhor serviço possível aos usuários. Nessa “comunidade”, os profissionais têm a oportunidade de continuar se capacitando e ter contato direto com os coordenadores e gestores do projeto. 

“O Lean chega no HMAS para somar, alinhar os fluxos da nossa emergência e melhorar a comunicação entre as equipes multidisciplinares, sempre visando melhorar o atendimento para a população”, ressaltou Ingrid Beltrão, coordenadora administrativa da emergência da unidade. 

Com a implementação do projeto, a expectativa é que a população sinta uma redução no tempo de espera nas filas no atendimento da emergência. Também será ampliado o número de usuários atendidos na unidade. 

 

Sobre o projeto

O “Lean nas Emergências” teve início em 2017 e tem como objetivo combater a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. É um projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelos hospitais Beneficência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento e Sírio-Libanês, que trabalham por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). A expectativa é que, além do Hospital Municipal Albert Schweitzer, em 2023 o projeto alcance até 160 hospitais do sistema público de saúde.

Com o objetivo de melhorar os processos e fluxos, baseado em tempo e valor, o Lean é uma filosofia de gestão que evita desperdícios e atividades de baixo valor agregado. Entre os princípios do Lean estão: a identificação de fluxo de valor, a criação de uma cadeia contínua sem desperdícios e a melhoria contínua do serviço prestado.  

Postado em Notícias.