Hospital Albert Schweitzer alcança a marca de mil cirurgias ginecológicas

O hospital oferece cirurgias ginecológicas desde maio de 2022

 

O Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, Zona Oeste do Rio, realiza cirurgias ginecológicas desde maio do ano passado e, nesta semana, atingiu a marca de mil procedimentos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS-RJ) implantou o serviço na unidade como uma medida para reduzir as filas do Sistema de Regulação (Sisreg).

Em pouco mais de um ano de serviço, foram feitas 7.414 consultas, sendo 3.609 de primeira vez. Na última quarta-feira (5), foi realizada a milésima cirurgia na paciente Maria de Lourdes Pereira. Maria, que fez uma histerectomia abdominal, ou seja, remoção do útero através de uma incisão no abdômen, conta que o processo, desde o primeiro atendimento até o procedimento cirúrgico, foi ágil e eficiente.

“Em fevereiro fui atendida na Clínica da Família e no mês seguinte fui encaminhada para a minha primeira consulta no serviço de Ginecologia do Albert Schweitzer. Após a entrega dos exames, minha cirurgia foi agendada em uma semana. Estou muito satisfeita e feliz com o atendimento e de ter meu problema resolvido”, conta Maria.

A paciente enfatiza que a realização da cirurgia vai recuperar sua saúde física e mental. “Às vezes, por causa da minha doença, eu era impedida até de sair de casa. Isso me trouxe grandes transtornos, tanto à minha saúde física, quanto à minha rotina diária e ao meu psicológico. Com o procedimento, vou voltar a ter qualidade de vida”, afirma.

Maria de Lourdes Pereira, milésima paciente ginecológica operada na unidade

 

A unidade conta com os seguintes procedimentos cirúrgicos: histerectomia abdominal e vaginal (remoção do útero); miomectomia (remoção de miomas uterinos); ooforectomia (remoção de um ou dos dois ovários); salpingectomia (remoção das tubas uterinas); correções de prolapso vaginal (colpoperineoplastias, colposacrofixação e colpocleise) e tratamento cirúrgico para incontinência urinária.

Alice Lisboa, diretora assistencial da unidade, reforça a satisfação em oferecer esse novo serviço e o compromisso do hospital em servir a população. “Celebrar a realização de mil cirurgias ginecológicas em um hospital de grande porte como o Albert é brindar a agilidade da gestão hospitalar em realizar a maior quantidade possível de cirurgias eletivas de forma segura e eficaz. Temos como missão contribuir para a atenção integrada à saúde da mulher carioca e fluminense, por isso contamos com uma equipe multidisciplinar capacitada e experiente para garantir a eficiência cirúrgica. Há ainda muito trabalho para ser realizado em prol da sociedade”, conta.

Postado em Notícias.