Haiti Aqui atua na 1ª Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia

Evento aconteceu em dois dias e reuniu mais de 400 pessoas, grande parte migrantes, apátridas e refugiados

 

O Haiti Aqui, projeto do Viva Rio, participou da organização da 1ª Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia do Rio de Janeiro (Comigrar-RJ) na última semana, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O evento contou com mais de 400 inscritos. O objetivo é reforçar a participação de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas na formulação de políticas públicas, programas e ações de inclusão e combate às desigualdades.

As principais demandas e contribuições da sociedade serão levadas para a conferência nacional, organizada pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, de 7 a 9 de junho, em Foz do Iguaçu. O evento estadual, realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, elegeu oito delegados que vão levar para a etapa nacional as propostas elaboradas. Foram eleitos dois haitianos, duas venezuelanas, uma gambiana, um congolês, um sírio e uma colombiana, o que garantiu equidade de gênero e presença de migrantes, refugiados e apátridas.

A programação estadual contou com seis grupos de trabalhos com os temas Igualdade de tratamentos e acessos a serviços públicos; Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; Enfrentamento a violações de direito; Governança e participação social; Regularização migratória e documental, além de Interculturalidade e diversidade.

O Haiti Aqui participou da comissão organizadora do evento, juntamente com outras instituições. O projeto ofereceu transporte para imigrantes participarem do evento, disponibilizando 60 carros de aplicativo, atuou na coordenação de grupos de trabalho e na mediação e apresentação de mesas. Também prestou apoio fotográfico e em atividades para crianças, realizadas pelo Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio. 

O haitiano Frenel Lordeus, da equipe do Haiti Aqui, comenta a alegria em participar de um evento tão importante. “Foi uma grande experiência fazer parte da equipe organizadora da Comigrar, fiquei orgulhoso de representar o Viva Rio na conferência. Agradeço a todos os participantes do evento”, relata. 

Isabel Santos, que também faz parte do Haiti Aqui, reforça a missão do projeto em trabalhar para que os direitos da população imigrante sejam garantidos. “É emocionante ver o acúmulo do trabalho resultar em espaços de discussão tão democráticos, onde vemos a formalização de um plano nacional de políticas públicas que seja efetivamente construído junto da população. O Haiti Aqui vai participar da conferência nacional, acompanhando e colaborando com a discussão. É nossa missão estar em espaços de construção de políticas públicas e mobilizar imigrantes a estarem presentes também”, comenta.

Confira abaixo mais fotos do evento.

Postado em Notícias.