Formação profissional no Haiti: projeto do Viva Rio capacita mais de 200 jovens 

A primeira turma se formou na última semana. A previsão é de que a ação beneficie cerca de 1.500 haitianos 

Jovens receberam formação em Bombeiros Hidráulicos e Gestão de Energia

 

Mais de 200 jovens receberam formação profissional através de um trabalho realizado pelo Viva Rio no Haiti. O projeto, chamado Rede Temporária de Segurança Social e Competências para Jovens, é realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fonds D’Assistance Economique e Sociale (FAES), órgão do governo haitiano.

Na última terça-feira (31), foi realizada a cerimônia de formatura da primeira turma do projeto, composta de 235 pessoas da cidade de Carrefour, com idades entre 18 e 35 anos, que concluíram cursos de formação profissional em Bombeiros Hidráulicos e Gestão de Energia. A turma iniciou em julho deste ano e outras turmas estão em curso. Ao todo, serão beneficiados 1.500 jovens de áreas vulneráveis da região metropolitana de Porto Príncipe, capital do Haiti. 

A Rede Temporária de Segurança Social e Competências Para Jovens foi criada em 2020 e também tem como objetivo proporcionar geração de renda através da criação de empregos temporários em projetos de infraestrutura nas comunidades. 

Construção e reparo de equipamentos urbanos, como quadras poliesportivas, praças, escolas, clínicas de saúde, passarelas, pontes e iluminação pública são alguns dos trabalhos disponíveis para os jovens. Atualmente há 25 projetos comunitários de geração de renda acontecendo na cidade de Delmas. 

Viva Rio atua no Haiti com diversos projetos de educação, emprego e cultura 

 

Outros projetos do Viva Rio no Haiti 

O Viva Rio está no Haiti há 19 anos com projetos de educação, arte, cultura e geração de renda, além de trabalhos de ajuda humanitária. Em 2004, a instituição foi convidada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para auxiliar na implementação da missão de paz no país, a Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti).

Atualmente, há alguns projetos sendo realizados no país caribenho em parceria com órgãos públicos e privados. Confira abaixo um pouco sobre cada um deles. 

 

Gestão de Riscos e Resiliência aos Perigos Climáticos em Nippes

O projeto é realizado com o Banco Mundial em Nippes, no sul do país, que é uma área muito suscetível a desastres naturais como furacões e enchentes. O trabalho é reformar escolas e transformar cinco delas em centros de acolhimento à população. Também há formação em Defesa Civil. 

Projetos Cantinas Escolares

Feito em conjunto com o Programa Alimentar Mundial (PAM), que faz parte de uma agenda da ONU de combate à fome. A ação acontece em 40 escolas de Porto Príncipe e distribui refeições e kits alimentares para crianças. 

Ateliers Criativos para os Jovens

Para levar cultura e arte, o Viva Rio desenvolve, também em parceria com o PAM, um trabalho de formação cultural, com workshops, aulas de grafite, dança e fotografia para mais de 60 jovens. Também conta com treinamentos em Direito Humanitário para lideranças locais. 

Projeto de Alta Intensidade de Mão de Obra em Martissant

Foi criado para geração de muitos empregos temporários em um complexo de favelas em Porto Príncipe. Incluem trabalhos de limpeza urbana, como varrição, e limpeza de canais. Realizado com o apoio do Programa Alimentar Mundial. 

Projeto de água potável e saneamento de Porto Príncipe 

Em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e com o DINEPA (fornecedor de água local), consiste no acompanhamento e reformas de 59 quiosques de água, que são pontos onde a população compra água potável. O Viva Rio é responsável pela logística e engenharia social. 

 

Postado em Notícias.