Espaço Nova Geração oferece oficinas gratuitas em Niterói

Aulas de danças, esportes, artes e inovação tecnológica são algumas das atividades feitas nos bairro do Cantagalo e Fonseca 

O Espaço Nova Geração funciona em dois CIEPs em Niterói – Foto: Acervo Viva Rio

 

06/05/2022

O Espaço Nova Geração (ENG) acredita que educação, inclusão, oportunidades e cultura da paz são as chaves de um futuro melhor para crianças e jovens periféricos. O projeto, que é uma parceria entre o núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio e a prefeitura de Niterói, oferece oficinas gratuitas que incluem danças, artes, esportes e inovação tecnológica para os mais de 700 alunos inscritos. 

Com uma proposta de educação integral, as atividades do ENG acontecem de forma complementar à oferecida pela escola, durante o seu contraturno, de segunda a sexta-feira em três turnos (manhã, tarde e noite) para crianças a partir de 6 anos até a fase adulta. O projeto funciona em dois antigos CIEPs municipalizados de Niterói: Professor Anísio Teixeira, no Fonseca, e Esther Botelho Orestes, no Cantagalo, desde o final de 2019. 

São oferecidas oficinas de dança – ballet, hip hop, zumba e danças urbanas; teatro; musicalização; aulas de violão;  informática; inovação tecnológica; criação de jogos; esportes – basquete, capoeira, futebol, handebol, judô, vôlei, tênis de mesa e muay thai; artes e trabalhos manuais; pintura e desenho; complementação pedagógica (sala multi pedagógica); treino funcional; defesa pessoal e horta comunitária.

Segundo o diretor do ENG Cantagalo, Leonardo Simões, o projeto funciona como referência local. “O objetivo do projeto é ser uma referência no território com seus serviços. Além disso, nosso espaço é aberto para outras atividades como entregas de cestas básicas, por exemplo. Tudo o que beneficie a população”. 

Nesse período da pandemia de covid-19, todas as oficinas funcionaram de acordo com os protocolos – Foto: Acervo Viva Rio 

 

As oficinas do Espaço são divididas em quatro faixas etárias: de 6 a 9 anos, de 10 a 13, de 14 a 17 e adultos. Cada pessoa pode fazer até 3 atividades e a Sala Multi Pedagógica é aberta a todos, funcionando como um reforço escolar. Segundo o assistente pedagógico do ENG Fonseca, Tarcísio Xavier, por conta da pandemia de covid-19, verificou-se na educação brasileira uma defasagem, seja pela evasão escolar ou pela dificuldade de se estudar remotamente. Dessa forma, as atividades pedagógicas desenvolvidas no espaço têm ajudado. 

Tarcísio conta que a procura pelas oficinas têm crescido. “O número de alunos têm aumentado muito, temos listas de espera para diversas atividades. As pessoas demonstram muito interesse, isso é muito bom”. 

Além das oficinas, existem nos dois Espaços Nova Geração uma equipe de psicólogos e assistentes sociais que fazem ações coletivas e atendimentos por demandas espontâneas ou em vulnerabilidades específicas, tanto para alunos quanto para familiares. Os profissionais fazem um atendimento avaliativo e encaminham os alunos para a rede de saúde de Niterói, conforme a necessidade. 

Além das oficinas fixas, são oferecidas outras atividades pontuais com temáticas diferentes a cada mês ou semana. Como, por exemplo, o Conectando Mulheres, que há um ano reúne mães da comunidade. A cada 15 dias, há uma roda de conversa sobre temas que envolvem o cuidado com o corpo, a maternidade e como se redescobrir como mulher após se tornarem mães.

 

Escolas Municipais recebem educação integral em parceria com o ENG

Desde março de 2022, duas escolas municipais de Niterói estão recebendo ensino integral a partir de uma parceria com o Espaço Nova Geração do Fonseca: a Dom José Pereira Alves, no Fonseca, e a Prof. Maria Felisberta Baptista da Trindade, na Engenhoca. As atividades no ENG são feitas no contraturno escolar, as crianças saem da escola regular e vão para o espaço participar das oficinas. 

Segundo o assistente pedagógico, Tarcísio Xavier, a proposta de educação integral permite que os responsáveis tenham mais tempo para trabalhar e fazer suas atividades tendo a certeza de que as crianças estão em um local seguro. 

Os alunos estão adorando, eles têm certas atividades aqui que não teriam nem mesmo se estudassem em uma escola particular, como ballet, hip hop e inovação tecnológica. Temos uma oferta de cursos muito rica, de muita experiência e muita aquisição de conhecimento”, finaliza ele. 

Postado em Notícias.