Em um ano, centro cirúrgico do Hospital Oceânico já atendeu 2.600 pacientes

O centro cirúrgico do Hospital Oceânico foi inaugurado há um ano e foram realizados mais de 3 mil procedimentos 

 

02/03/2023

No dia 3 de março de 2022, o Hospital Oceânico Dr. Gilson Cantarino, unidade administrada pelo Viva Rio em parceria com a prefeitura de Niterói, inaugurou seu centro cirúrgico e realizou o primeiro procedimento. Hoje, a exato um ano dessa data, 2.600 pacientes já passaram pelas salas cirúrgicas da unidade e mais de 3 mil procedimentos foram realizados. Atualmente, são sete especialidades de cirurgias no hospital, diminuindo o volume da fila de espera da cidade e região. 

“Há um ano inauguramos o centro cirúrgico do Oceânico e isso só foi possível pelo trabalho duro no combate à pandemia e a redução dos casos de Covid-19 em Niterói. O hospital teve uma história importante durante a pandemia e continua prestando serviços para ajudar a cidade. Todos do Hospital Oceânico seguimos fazendo o nosso melhor para prestar um serviço de qualidade para a população”, explicou Gisela Motta, diretora geral da unidade.

A maioria das cirurgias realizadas são ‘cirurgias gerais’, o que compreende cirurgia abdominal e videolaparoscópica como hérnia e retirada de vesícula. Mas a unidade também realiza cirurgias vasculares, urológicas, proctológicas, ginecológicas e oncológicas.  Ao todo, foram realizados 3.462 procedimentos neste um ano de funcionamento em 2.600 pacientes (durante uma cirurgia, podem ser realizados mais de um procedimento). O que significa uma média de quase 10 procedimentos por dia. 

O centro cirúrgico do Hospital Municipal Oceânico tem três salas independentes onde intervenções podem ser realizadas de forma simultânea. Um andar da unidade foi destinado a receber pacientes que saem do centro cirúrgico. A diretora Gisela Motta lembra que o tempo de permanência do paciente após a cirurgia é, em média, de menos de um dia. “Nosso objetivo é dar a alta para o paciente para que outro possa ser operado, diminuindo assim o tempo de espera por uma cirurgia”. 

José Ricardo Pacheco, coordenador-geral de Saúde do Viva Rio, afirma a importância do Hospital Oceânico para a saúde pública de Niterói. “O Oceânico surgiu em uma necessidade emergencial de enfrentamento da pandemia e cumpriu essa fase de forma tão surpreendente que motivou a Secretaria de Saúde de Niterói a redirecionar a assistência da unidade para reforço do tratamento cirúrgico do município. 

Inicialmente, a unidade absorveria apenas parte da cirurgia do município, contribuindo para a diminuição da fila de espera. Hoje conta com a realização de procedimentos exclusivos. “Mais uma vez surpreendendo a Secretaria de Saúde, o hospital apresentou resultados para além da expectativa e, atualmente, as cirurgias absorvidas estão ganhando complexidade e volume, de modo que a unidade é capaz de realizar procedimentos que não são feitos em nenhuma outra. É um hospital fundamental e efetivo em Niterói”, finaliza José Ricardo. 

A estrutura de exames laboratoriais e de imagens da unidade está à disposição da equipe cirúrgica. O hospital tem ainda consultórios exclusivos para pacientes que vão ser operados, onde todo o risco cirúrgico é realizado. 

Com a desapropriação do prédio e a mudança do perfil da unidade, que deixou de ser exclusiva para pacientes com Covid-19, o Hospital Oceânico hoje faz parte da rede básica de saúde de Niterói e atende diariamente dezenas de pessoas, sejam pacientes cirúrgicos, do centro de reabilitação ou transferidos de outras unidades.

 

Postado em Notícias.