Dia Mundial do Doador de Sangue: Voluntariado Viva Rio realiza caravana

No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta quarta-feira (14), o Voluntariado do Viva Rio promoveu mais uma caravana, desta vez em parceria com a Clínica da Família Nilda Campos de Lima, que mobilizou funcionários para doar sangue no Hospital Federal de Bonsucesso. 

As caravanas fazem parte da campanha Salvando Vidas, Gota a Gota, que só neste ano já conseguiu 367 doadores e com isso ajudou a salvar até 1.468 vidas, já que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas. No ano passado foram mais de 800 doadores. 

De acordo com a equipe do Voluntariado, no mês de junho haverá outras nove caravanas em parceria com Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde administrados pelo Viva Rio. 

Cibele Dias, coordenadora do Voluntariado do Viva Rio, reforça a importância de dedicar tempo para este ato de solidariedade que faz a diferença para quem precisa. Segundo ela, o tempo médio para doação, considerando a triagem, coleta e lanche, é de 40 minutos. Foram necessárias 244 horas para salvar mais de 1.400 vidas neste ano. 

“Muitos não conseguem visualizar o quanto a doação de sangue é importante, o que se torna uma barreira para conseguir voluntários. Só enxergam a necessidade quando passam por uma cirurgia ou quando alguém da família precisa. Sangue não dá em árvore, não se pode comprar em uma loja, dependemos que uma pessoa vá até um hemocentro e dispense seu tempo em prol disso. Faço um apelo: doe tempo, doe sangue!”, comenta.

A Clínica da Família Nilda Campos de Lima, localizada em Cordovil, é parceira antiga do Voluntariado, desde 2019 participa regularmente da campanha de doação de sangue. Só neste ano mobilizou três caravanas com 35 doadores no total. Desde a inauguração da unidade, em 2016, são feitas doações a cada três meses, geralmente com funcionários, mas que também mobilizam pacientes. 

Wellington Nunes, profissional de Educação Física da unidade, é quem organiza as doações. “Sou doador de sangue e sempre tive o desejo de mobilizar outras pessoas. Muitos colegas da Clínica tinham medo, doaram pela primeira vez comigo e desde então viraram doadores regulares”, conta. 

A campanha Salvando Vidas, Gota a Gota acontece de forma ininterrupta, desde 2010, com o objetivo de captar doadores para aumentar o estoque de sangue e hemoderivados nos hemocentros do Rio de Janeiro. O Voluntariado tem uma van que realiza o transporte de grupos de voluntários até os locais de coleta. 

 

Postado em Notícias.