Defesa Civil e Voluntariado Viva Rio promovem capacitação para colaboradores e líderes comunitários

Coordenação de Estudos, Pesquisas e Treinamento da Defesa Civil foi responsável pela capacitação

 

23/03/2023

A Defesa Civil do Rio de Janeiro, em parceria com o Voluntariado do Viva Rio, promove capacitação com o tema “Prevenção e preparação de comunidades seguras” nos dias 22, 23 e 24 de março, aberta a colaboradores, líderes comunitários e articuladores sociais. As aulas acontecem de 9h às 14h na Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec), que fica no prédio da sede da instituição, em Ipanema. O objetivo é fornecer informações básicas sobre o trabalho da Defesa Civil, primeiros socorros e prevenção e combate à incêndios. 

Proteção e Defesa Civil: doutrina, ações e importância; Prevenção de acidentes e primeiros socorros: abordagem teórica e prática; e Incêndios: prevenção e combate foram os temas ministrados por profissionais da Coordenação de Estudos, Pesquisas e Treinamento da Defesa Civil. 

A programação também conta com palestras conduzidas pelo Voluntariado: Doações: como cuidar; Transtorno de Estresse Pós Traumático (com o Cuidando de quem cuida); e Problemas de saúde pós desastres. 

Cibele Dias, coordenadora do Voluntariado palestrou na capacitação

 

“Entre muitos assuntos, apresentamos conceitos básicos de Defesa Civil e seus ciclos de ação: prevenção, preparação, mitigação, resposta e reconstrução, com ênfase nas ações anteriores ao desastre”, conta Alexander de Araújo, coordenador de Estudos, Pesquisas e Treinamento da Defesa Civil do Rio de Janeiro, palestrante do primeiro dia de capacitação. 

Alexander conta que a proposta é preparar as pessoas, especialmente líderes comunitários, para difundirem uma cultura de prevenção nos meios sociais em que estão inseridas. “Temos como missão ajudar a população a ter uma vida mais segura, além de proteger e amparar as pessoas, levando a elas informações úteis que possam salvar vidas” finaliza. 

Cibele Dias, coordenadora do Voluntariado, fala da importância da parceria. “A experiência da Defesa Civil é tudo o que precisamos como instituição que trabalha com emergências. Enquanto a Defesa Civil age na antecipação e resposta a um acidente, nós cuidamos da parte social que envolve as pessoas. Só temos a somar uns aos outros”. 

Antônio Guedes, articulador social do Viva Rio, foi um dos participantes da capacitação. Ele convidou lideranças comunitárias de diversas favelas do Rio de Janeiro para o evento. “Saber como agir em situações de risco é essencial para a segurança das comunidades em que vivemos e atuamos. É importante levar esses conhecimentos para as favelas”, conta. 

 

Postado em Notícias.