Começam as obras de ampliação do Hospital Municipal Hugo Miranda, em Paraty

Unidade vai receber um Centro de Hemodiálise e melhorias na maternidade e no centro obstétrico 

O Hospital Municipal Hugo Miranda, de Paraty, foi inaugurado em 2019

 

As obras de ampliação do Hospital Municipal Hugo Miranda, unidade sob gestão do Viva Rio em Paraty, já começaram. Com a verba de investimento, anunciada pela prefeitura no final do ano passado, será construído um Centro de Hemodiálise e ampliada a maternidade e o centro obstétrico, com oferta de parto humanizado para as mães da região. A previsão é que as obras sejam concluídas no final deste ano. 

O Centro de Hemodiálise vai permitir que pacientes renais crônicos façam o tratamento no município, a unidade contará com 10 cadeiras para atendimento. Já na nova maternidade, as pacientes poderão optar pelo parto natural, com as mais reconhecidas práticas de humanização, acolhimento e ambientação para as gestantes de baixo risco.

João Franco, diretor administrativo do Hospital Hugo Miranda, comenta sobre as melhorias que serão realizadas na maternidade. “Além da implantação do parto humanizado, vamos melhorar o berçário para receber o recém-nascido e disponibilizar sala para gestantes ficarem individualmente, somente elas e seus acompanhantes. Essa também é uma forma de humanizar esse momento importante na vida da família”, explica. O diretor conta que no novo prédio funcionará também o setor administrativo, a cozinha e o refeitório. 

Em 2023 foram realizadas mais de 1.500 cirurgias e quase 105 mil atendimentos

 

Números de atendimentos crescem no Hospital Hugo Miranda 

Inaugurado em 2019, com modernas instalações, o Hospital Municipal Hugo Miranda substituiu o antigo Hospital Municipal São Pedro de Alcântara, que já estava sob a cogestão do Viva Rio desde 2015. 

O Hugo Miranda é o único hospital do município de Paraty, que tem cerca de 45 mil habitantes, de acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Devido ao turismo, o município tem uma população flutuante de mais de 100 mil pessoas no verão.

Ao longo dos anos, têm crescido o número de pessoas atendidas no hospital. Em 2016, quando ainda era a antiga unidade, foram realizados 83.180 atendimentos, já em 2023 foram 104.961, um aumento de 26%, o que representa quase 22 mil atendimentos. Comparando o ano da inauguração da nova unidade, 2019, com os números do ano passado, houve um crescimento de aproximadamente 8%. A quantidade de procedimentos cirúrgicos também deu um salto: de 602 (em 2016) para 1.559 (em 2023). 

No ano passado, foi realizada uma média de 288 atendimentos por dia e cerca de 8.500 por mês. Também foram feitas mais de 1.500 cirurgias, 529 partos e 4.359 internações. Este ano, em janeiro, já foram realizados 9.198 atendimentos, sendo quase 9 mil deles de urgência e emergência. Também foram realizadas 144 cirurgias e 48 partos, além de 345 internações. 

O diretor João Franco relembra os avanços da unidade. “Com a inauguração do novo hospital, há cinco anos, melhoramos e humanizamos o nosso atendimento. Hoje temos exames de ultrassonografia e setor de tomografia funcionando 24h, com equipamentos de alta tecnologia, por exemplo. Também temos uma Agência Transfusional e uma central de regulação desde 2020, ano em que também iniciamos a realização de cirurgias por vídeo, otimizando o atendimento e reduzindo o tempo de permanência do paciente no hospital”, comenta. 

A unidade tem um índice de 85% de satisfação, de acordo com pesquisas realizadas diariamente com os pacientes. “A população de Paraty reconhece o bom trabalho feito pelo Viva Rio ao longo desses nove anos no município. A organização se tornou uma referência por sua gestão, processos, métodos de trabalho e resolutividade”, finaliza João Franco. 

O Hospital Hugo Miranda realiza atendimentos ambulatoriais e de urgência e emergência nas especialidades de Ginecologia, Obstetrícia, Ortopedia e Clínica Cirúrgica. Os atendimentos de emergência também abrangem Clínica Médica, Pediatria, Urologia, Anestesiologia e Psiquiatria. A unidade realiza ainda atendimentos ambulatoriais em Cardiologia e Endoscopia e dispõe de um centro obstétrico e uma maternidade.

Postado em Notícias.