Centro especializado para crianças autistas é inaugurado no Rio de Janeiro

Pioneiro na cidade, o serviço da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Viva Rio já atendeu mais de 500 pessoas

Salas do centro especializado dispõem de diversos brinquedos e equipamentos 

 

Mais de 500 crianças e adolescentes já foram atendidas no primeiro Centro de Estímulo ao Desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista (TEA), inaugurado pela prefeitura em parceria com o Viva Rio, no final de janeiro. O espaço fica no Centro Municipal de Reabilitação Instituto Oscar Clark, no Maracanã. A unidade recebe pacientes com suspeita ou confirmação de transtorno do espectro autista, com até 18 anos de idade, e oferece atendimentos de reabilitação.  

O serviço disponibiliza um projeto terapêutico individualizado e multiprofissional para cada paciente, com oferta de especialidades como fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e musicoterapia. A unidade tem capacidade para realizar até 150 atendimentos por semana, sendo destinada a pessoas previamente rastreadas na rede de Atenção Primária, em uma Clínica da Família ou Centro Municipal de Saúde. Caso receba indicação ao atendimento no centro, o paciente será encaminhado pelo Sistema de Regulação (Sisreg). 

Anelise Muniz, gerente técnica do serviço, explica que o tipo de atendimento varia de acordo com o diagnóstico da criança ou adolescente, mas que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas autistas. “As intervenções terapêuticas variam de acordo com a categoria profissional e a necessidade ou grau de comprometimento do atraso do indivíduo. Para reabilitação intelectual, trabalhamos os estímulos através do perfil sensorial, da comunicação e da interação social, habilidades para serem trabalhadas na rotina diária da pessoa”, relata. 

Andressa Louzada, de 43 anos, nutricionista do Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, unidade administrada pelo Viva Rio na Tijuca, descobriu que era autista já na fase adulta, aos 39 anos. Ela reforça a importância do diagnóstico e acompanhamento desde a infância. 

“Para mim foi libertador descobrir que era autista, pois trouxe respostas para muitas questões que nunca consegui entender durante a minha vida. O diagnóstico precoce permite que o autista receba o amparo necessário para se desenvolver de forma integral. Quanto mais cedo se inicia o acompanhamento multiprofissional, melhores são os resultados na comunicação interpessoal, no desenvolvimento da fala e na superação dos diversos desafios que o TEA traz consigo”, conta. 

Andressa comemora a criação do centro especializado, que vai ajudar os autistas e suas famílias.  “O diagnóstico do autismo vem crescendo com o passar dos anos devido à melhoria dos métodos de avaliação. Assim, é importante que o município atenda a essa realidade. Com o atendimento individualizado e a intervenção de profissionais das mais diversas áreas, além de um ambiente adaptado às peculiaridades do TEA, os autistas cariocas terão a oportunidade de crescer de forma plena. É bom para o indivíduo, para as suas famílias e para a população”, reforça. 

Com um ambiente lúdico e acolhedor, o centro conta com uma sala sensorial com diversos equipamentos, incluindo uma tirolesa e parede de escalada. O espaço também tem uma sala de interação coletiva com jogos para estimular a comunicação, a fala e a interação social, além de consultórios multiprofissionais para consultas individuais. Também dispõe de uma sala com brinquedos terapêuticos para avaliar cognição, fala e motricidade ampla. Nesta sala também são realizados os testes e escalas de cada categoria profissional. 

Existe ainda um ambiente confortável, projetado para garantir a possibilidade de a criança se recompor em quadros de agitação, chamado sala do “aconchego”, onde há poucos estímulos. A unidade também dispõe de brinquedos terapêuticos e instrumentos musicais que estimulam o desenvolvimento infantil.

O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, além de uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.

Confira mais fotos do Centro de Estímulo ao Desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista. 

Postado em Notícias.