Ação da Embaixada do Haiti em parceria com o Viva Rio e a prefeitura auxilia haitianos na regularização de documentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A haitiana Rosemene Cenatus compareceu na ação para renovar seu passaporte 

 

16/09/2022

Nesta sexta-feira (16) a Embaixada do Haiti, em parceria com o projeto Haiti Aqui, do Viva Rio, e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), iniciou uma ação para auxiliar haitianos na renovação e retirada de passaporte e emissão da carteira de identidade. A atividade acontece nesta sexta e no sábado (17) no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, localizado no Centro do Rio de Janeiro.

A estimativa é que mais de 300 pessoas sejam atendidas nos dois dias de ação. Os interessados precisavam fazer uma pré-inscrição online, através de um formulário feito e divulgado pelo Haiti Aqui. Mas, de acordo com Jaciléa Santos, do núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio, muitos não conseguiram se cadastrar virtualmente e estão comparecendo diretamente ao local.

Rosemene Cenatus, 37 anos, foi uma das dezenas de pessoas atendidas nesta sexta-feira. Ela chegou ao Brasil há seis anos e hoje vive com seu marido – que chegou primeiro ao país – e mais cinco filhos. A haitiana trabalha por conta própria, vendendo seu artesanato na praia de Copacabana.

Rosemene compareceu na ação para renovar seu passaporte. “Essa atividade é essencial para ajudar a comunidade haitiana a regularizar sua documentação”. Sobre o país, a haitiana alega não ter o que reclamar. “O Brasil é muito bom para mim, não tenho nada a criticar. Amo esse país”, conta.

Além disso, durante a atividade, o Viva Rio, através do Haiti Aqui e de seu núcleo de Ensino e Pesquisa, está aplicando uma pesquisa para mapear a situação da população haitiana no Rio de Janeiro. As 45 perguntas do formulário visam traçar o perfil e condições sociais desses imigrantes para identificar quais as principais necessidades e os próximos passos do projeto.

De acordo com Jaciléa Santos, essa pesquisa será compartilhada com a prefeitura do Rio de Janeiro e com o Consulado do Haiti no Brasil com o objetivo de pensar em estratégias de atendimento no estado.

 

Postado em Notícias.