SAÚDE
A área de Saúde sempre fez parte do trabalho do Viva Rio, desde sua fundação, em 1993, a partir do entendimento de que Saúde é um direito de todos.
O Viva Rio também produz pesquisas, promove cidadania e direitos humanos, debate a sexualidade e as drogas. Passando do campo das ideias ao trabalho operacional, o Viva Rio se qualificou como empresa social, acumulando grande experiência na gestão de unidades de saúde pública. Sempre acreditando que a boa gestão de equipamentos públicos é uma forma de garantir a cidadania.
Atualmente, a área de Saúde do Viva Rio está presente em dois estados: Rio de Janeiro (nos municípios do Rio, Paraty, Pinheiral e Nova Friburgo) e Ceará (Fortaleza), na cogestão de 112 unidades, sendo 5 hospitais, 6 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), uma Coordenação de Emergência Regional (CER), 21 unidades de Saúde Mental, 76 unidades de Atenção Primária e 3 unidades de Atenção Prisional.
Só em 2023, foram aproximadamente 8 milhões de atendimentos realizados, em média 22 mil por dia. Na atenção básica, são cerca de 1,6 milhão de cadastrados e acompanhados pelas equipes de Saúde da Família. No ano passado, também foram aplicadas 1,4 milhão de vacinas e realizadas mais de 15 mil cirurgias em unidades sob gestão do Viva Rio.
Na pandemia de Covid-19, a instituição teve papel fundamental no combate à doença que assolava o mundo: foi responsável pela prevenção e tratamento de saúde de aproximadamente 775 mil pessoas. Foi, ainda, responsável pela inauguração e gestão da primeira unidade para tratamento exclusivo da doença no país, o Hospital Municipal Oceânico, em Niterói-RJ.
No Viva Rio, o trabalho com Saúde é feito com paixão, eficiência e a missão de estabelecer novos e melhores procedimentos. Nossa visão é ir além das obrigações contratuais e ajudar na transformação da realidade da Saúde Pública no Brasil.