VR Inclusão Eficiente realiza ações de empregabilidade no Mês da Visibilidade PcD

Evento de empregabilidade na Glória, Zona Sul do Rio, recebeu mais de 400 currículos de PcD

 

Uma pesquisa do IBGE revelou que, no fim de 2022, apenas 26,6% das pessoas com deficiência estavam no mercado de trabalho e cerca de 55% delas em empregos informais. Entre as pessoas sem deficiência, eram 60% empregadas. O Viva Rio, através do VR Inclusão Eficiente, atua promovendo oportunidades para essa população. Em setembro, Mês da Visibilidade PcD, foi realizada uma série de atividades voltadas para pessoas com deficiência e colaboradores da instituição. 

O objetivo foi ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, reforçar direitos e benefícios dessa população, conscientizar os colaboradores do Viva Rio sobre inclusão e engajar comunidades parceiras. 

A principal ação aconteceu na última segunda-feira (22) — um evento de empregabilidade para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, no bairro da Glória. Foram recebidos mais de 40 currículos e feitas pré-seleções para os processos seletivos em aberto no Viva Rio. A ação contou com o apoio da Rede Incluir e do projeto Já te contaram PcD?. Ao longo de todo o mês, também foram divulgadas vagas exclusivas para pessoas com deficiência na plataforma Nova Chance

“Neste ano, nossas atividades foram mais voltadas para empregabilidade, pois ainda há muitas pessoas com deficiência fora do mercado de trabalho. Nosso objetivo é facilitar e ampliar esse acesso oferecendo informação e oportunidades. E as contratações não devem ser apenas para cumprir cota, mas com o propósito de incluir de verdade. Por isso, também realizamos palestras e rodas de conversas para nossos colaboradores, focadas na qualidade de vida de PcD nos espaços de trabalho”, comenta Renato Freitas, supervisor do VR Inclusão Eficiente. 

A programação também incluiu rodas de conversa e palestras, para os colaboradores do Viva Rio e para o público externo. A primeira delas, realizada no Instituto Arte e Folia, em Vila Isabel, teve a participação de cerca de 90 pessoas. Abordou os temas qualidade de vida da pessoa com deficiência, empregabilidade e preparação para o mercado de trabalho, com a participação de profissionais de Assistência Social, Recursos Humanos e Psicologia. 

Também foi realizado um encontro sobre inclusão no Instituto Social Mulheres de Favela em ReAção, para moradoras da comunidade do Faz Quem Quer, em Rocha Miranda, com a participação das equipes Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A atividade faz parte do projeto Virada Viva, do VR Inclusão Eficiente, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade moradoras de comunidades do Rio. Conta com psicólogos e assistentes sociais para acolhimento e realização de rodas de conversa. 

Já internamente, para os funcionários da instituição, foram promovidos dois dias de evento no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, com palestras e debates sobre mercado de trabalho e vivência das pessoas com deficiência. O objetivo foi valorizar os profissionais PcD e trazer informação. 

Durante o mês, a equipe do VR Inclusão Eficiente também participou de reuniões de equipe da Saúde Mental, em diversas unidades, tratando sobre os temas da saúde e do enquadramento do profissional PcD. 

Para alcançar colaboradores de todas as áreas do Viva Rio, foram realizadas ainda conversas online que abordaram a Lei de Cotas, o enquadramento e a qualidade de vida da PcD no ambiente de trabalho.

Confira abaixo mais fotos das atividades. 

Texto: Raquel de Paula.

Postado em Notícias.