Voluntariado Viva Rio promove ação de distribuição de livros para incentivar leitura

Voluntário Adriano na distribuição de livros para moradores da favela do Cantagalo 

 

Para celebrar o Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril, e incentivar o hábito da leitura, o Voluntariado do Viva Rio promoveu, nesta terça-feira (25), uma ação de distribuição de livros para moradores do Cantagalo e comerciantes de Ipanema. Foram entregues mais de 500 livros de diversos gêneros literários.

O administrador Adriano Henrique Pereira, 31 anos, foi um dos voluntários da atividade. Ele conheceu o Voluntariado em 2018, pelas redes sociais e, desde então, participa das ações. “Em minha vida, eu já tenho o costume de ajudar as pessoas quando precisam. Dentro de uma organização a gente potencializa essa boa vontade e carinho com as pessoas, conseguimos ajudar mais”, conta.

Adriano acredita que a distribuição de livros contribui para a propagação da cultura. “As pessoas no Brasil não gostam muito de ler, então ações como essa ajudam a incentivar a leitura. Além disso, nem sempre a população tem acesso aos exemplares, por isso é importante a distribuição gratuita”, conta o administrador, que também trabalha como voluntário na área financeira da Cruz Vermelha. 

Para Cibele Dias, coordenadora do Voluntariado, a literatura nos traz esperança. “O hábito da leitura é pouco explorado no Brasil. Nosso objetivo é estimular essa prática, principalmente nas crianças. Estamos vivendo tempos difíceis, a vida real não está boa, são muitas as situações ruins que vemos nas ruas e na mídia, presentes em todo o mundo. São poucas as coisas que podem nos trazer esperança e a leitura é uma delas. É uma forma de fugir e ir para outro mundo”, explica. 

 

Postado em Notícias.