Reunião contou com participação de associados, auditor-chefe de saúde do TCU e secretários municipais de saúde do Estado do Rio
Flávio Deulefeu, presidente do Ibross
A 60ª Assembleia Geral Extraordinária do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) aconteceu na sede do Viva Rio, em Ipanema, nessa quinta-feira (17). O encontro, que contou com transmissão online, teve participação de associados do Ibross, membros do Tribunal de Contas da União e secretários municipais de saúde do Estado do Rio de Janeiro.
O auditor-chefe de saúde do Tribunal de Contas da União, Marcelo Aragão, esteve presente e reforçou a importância de ter organizações confiáveis na gestão de unidades de saúde. “Temos que lutar para que entidades associadas ao Ibross assumam unidades de saúde. Se estiver beneficiando o usuário, vamos ajudar a melhorar o desempenho. Meu papel é lutar para aperfeiçoar os modelos de gestão existentes”, relata.
Na ocasião, também foi apresentado o CriAção SUS, uma premiação inédita que vai reconhecer cases de sucesso implantados nas instituições do Sistema Único de Saúde do Brasil. Em parceria com o Instituto Ética Saúde, o Ibross vai premiar ações e projetos de destaque em serviços de atenção primária, especializada, pré-hospitalar e hospitalar, desenvolvidos por instituições da rede pública.
O presidente do Ibross, Flávio Deulefeu, reforçou o compromisso da instituição em fortalecer as ações promovidas pelas OSS. “Temos que seguir nesse movimento de resiliência, buscando os melhores modelos de gestão. O Viva Rio é um símbolo de renascimento para a cidade, uma organização que faz a diferença”, conta.
Marcelo Aragão, auditor-chefe de saúde do Tribunal de Contas da União
A assembleia também contou com a participação das secretárias municipais de saúde Carla Lacerda, de Paraty, e Nicole Ribeiro Lessa Cipriano, de Nova Friburgo, além de Adriane Fablicio, superintendente executiva da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, representando a secretária municipal da cidade, Ana Schneider.
Carla Lacerda enfatiza os benefícios da parceria com o Viva Rio na gestão do Hospital Municipal Hugo Miranda, em Paraty: “Para nós é uma honra renovar o contrato com o Viva Rio, estamos satisfeitos com as mudanças que temos feito. Temos índice de aprovação de 75%, grande parte se deve à organização. Que essa parceria continue por muitos anos”.
Do Viva Rio, estiveram presentes Pedro Strozenberg, presidente, José Ricardo Pacheco, coordenador-geral de Saúde, e Ronaldo Lapa, coordenador de Marketing e Comunicação Estratégica. “O grande desafio é melhorar nossos serviços, nossa relação com o poder público e as tecnologias aplicadas. Por isso, esse encontro é valioso para que achemos bons caminhos para nossas organizações sociais de saúde”, relata Pedro Strozenberg.
O Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) é a entidade nacional representativa das Organizações Sociais de Saúde (OSS), instituições do terceiro setor, sem fins lucrativos, responsáveis pelo gerenciamento de serviços de saúde do SUS em todo o país, em parceria com secretarias estaduais e municipais de saúde. Criado em 2015, conta com mais de 20 instituições associadas, que atuam em 15 estados brasileiros.
Confira mais fotos da Assembleia abaixo: