Mais de 30 profissionais da sede do Viva Rio participaram do curso
A equipe de Saúde do Viva Rio realizou a primeira edição do curso Introdutório em Saúde da Família para setores da sede da instituição. O principal objetivo foi apresentar o trabalho desenvolvido pela Atenção Primária nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde, além de mostrar que o trabalho executado pelos profissionais da organização social, de diversas áreas, é imprescindível para o bom funcionamento das unidades.
O curso aconteceu na última semana e contou com a participação de 35 colaboradores dos setores de Compras e de Contratos, além da equipe administrativa da Saúde. Baseada no introdutório da Secretaria Municipal de Saúde, a capacitação abordou tópicos como a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), políticas públicas de saúde e as principais características e serviços oferecidos pela Atenção Primária.
O introdutório foi ministrado por Annie Thomaz, Daianne Dantas e Leonardo Pacheco, que fazem parte da assessoria técnica do Viva Rio e atuam na Área de Planejamento 5.2, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Eles também realizam, mensalmente, esse curso com os profissionais das unidades de saúde para qualificar a atuação e reforçar os princípios que norteiam o trabalho.
“Setores que não estão voltados para saúde, apesar de fazerem a Atenção Primária acontecer, às vezes não têm ideia de como ela funciona na prática, como o trabalho de cada um impacta no atendimento à população. No introdutório contextualizamos o que é o SUS e a Atenção Primária como porta de entrada para os outros níveis de assistência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais. E fomos ‘linkando’ com o trabalho realizado pelas equipes da sede. Por exemplo, o setor de compras, tudo o que eles compram é para manter essa estrutura das unidades funcionando. Agora eles vão entender melhor a urgência em determinados insumos”, explica Annie Thomaz.
Vitor Machado, do setor de Compras do Viva Rio, foi um dos participantes do curso. Esse departamento é responsável por abastecer as unidades de saúde com todo tipo de material, desde insumos, como seringas, a itens de papelaria.
“O objetivo foi trazer para a gente como é a vivência lá, foi muito legal termos a noção de como as coisas que fazemos aqui [na sede do Viva Rio], que aparentemente são pequenas, impactam diretamente os usuários das unidades. Aprendemos sobre o dia a dia das Clínicas da Família, como os profissionais conseguem chegar na população mais carente, como atuam os agentes de saúde, que vão nos territórios atrás daqueles que precisam. Essa experiência serviu para eu me sentir mais importante, mais parte do Viva Rio como um todo”, comenta o profissional.
Serão realizadas novas turmas, para os setores de Gestão de Pessoas e VR Eficiente e uma edição especial para os gerentes da sede.
Confira abaixo mais fotos do curso.
Texto: Raquel de Paula