Nesta segunda-feira (30), o Viva Rio realiza a campanha de doação de sangue em sua sede, em parceria com o Hemorio. A data foi lembrada do início da noite de quarta-feira (25) às 6h da quinta-feira (26), quando oito monumentos do Rio de Janeiro foram iluminados de vermelho, através de uma parceria entre o Viva Rio e a Rio Luz. “São conquistas para chamar a atenção, porque dificilmente a doação de sangue faz parte do cotidiano das pessoas, como pagar contras ou ir ao trabalho”, lembra Cibele Dias, coordenadora do Voluntariado do Viva Rio, responsável pela Campanha Salvando vidas gota a gota, desde 2010.
Entre os monumentos iluminados, o maior impacto foi para os Arcos da Lapa (Centro), cuja estrutura branca ganhou ares cinematrográficos sob a cor púrpura. Também participaram da homenagem o Palácio da Cidade (Botafogo), a Praça Paris (Glória), a Câmara dos Vereadores (Cinelândia), a Ponte Estaiada ( Barra da Tijuca), o Centro Administrativo São Sebastião (Cidade Nova), a Vila Olímpica Miécimo da Silva (Campo Grande), o Parque de Madureira-Arcos Olímpicos (Madureira) e, ainda, a sede do Viva Rio, na Glória.
Os doadores que passarem pelos Arcos da Lapa e pela Praça Paris receberam uma sacola de material reciclado (eco blood bags), em formato de bolsa de sangue, com uma camiseta, uma caderneta de doador de sangue e um guia explicativo, que fazem parte da campanha do Viva Rio “Salvando vidas gota a gota”. Tudo para estimular o hábito entre os cariocas.
(Texto: Celina Côrtes|Fotos: Divulgação)