O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta terça-feira (25), marca o inicio da caravana de doação de sangue “Salvando Vidas, Gota a Gota”, promovida pelo Programa de Voluntariado do Viva Rio. A ação, que se estende até 04 de dezembro, tem o objetivo de abastecer os hemocentros da cidade neste fim de ano, época em que os estoques de sangue tornam-se insuficientes devido ao aumento no número de acidentes.
Os interessados em participar, devem montar um grupo de oito pessoas e enviar um e-mail para progvoluntariado@vivario.org.br, contendo nome e horário de doação (8h30 ou 13h) para combinar o ponto de encontro. Também é possível procurar a hemoterapia mais próxima de sua casa ou trabalho e comunicar que a doação é feita pela Caravana “Salvando Vidas, Gota a Gota”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil não chega a 2%, totalizando apenas 3,6 milhões de bolsa de sangue anualmente.
Conheça os hemocentros parceiros da campanha “Salvando Vidas, Gota a Gota”
Para a coordenadora do programa de Voluntariado do Viva Rio, Cibele Dias, “ninguém está livre de uma transfusão de sangue, por isso é importante que todos estejam engajados nessa causa”, propõe. A iniciativa da realização da caravana surgiu da missão audaciosa de tornar a doação um hábito. “Queremos que seja uma mania entre os cariocas. Nós não nos contentamos em sensibilizar as pessoas para doar sangue de vez em quando”, acrescenta Cibele.
A caravana tem parceria com o Metrô Rio, Supervia, Catraca Livre e X- Tudo Comunicação Completa, agência que produziu dois comerciais – “Bolsa” e “Caneta” – que serão veiculados nas emissoras de TV aberta. São parceiros da ação: Hemorio, Instituto Nacional de Cardiologia, Hospital de Beneficência Portuguesa e Hospital Pró-cardíaco.
O “Salvando Vidas, Gota a Gota” é uma das ações do Voluntariado do Viva Rio, que já encaminhou três mil doadores aos hemocentros da cidade. A ação é desenvolvida em parceira com hemocentros, associações comunitárias, igrejas e empresas.
Baixe o vídeo “Bolsa” Aqui
Baixe o vídeo “Caneta” Aqui
Acompanhe o Instagram da campanha e mande também a sua foto apoiando a doação de sangue. #salvandovidasgotaagota
(Texto: Flávia Ferreira|Foto: Vitor Madeira)