Apresentação das cantoras da Associação dos Amigos da Mama (ADAMA) na sede do Viva Rio
Para conscientizar e levar conhecimento aos seus colaboradores, o Viva Rio promoveu uma série de atividades no Outubro Rosa. Os eventos aconteceram na sede da instituição e em unidades de saúde e projetos onde atua na gestão. Rodas de conversa, palestras, apresentação musical e doações de mechas de cabelo foram algumas das atividades promovidas ao longo do mês.
Na sede do Viva Rio, no Cantagalo, em Ipanema, foi realizado um evento que contou com a apresentação das cantoras da Associação dos Amigos da Mama (ADAMA), de Niterói, e o depoimento de Patrícia Ferreira, que compartilhou sua história de cura do câncer de mama e reforçou a importância de cuidar regularmente da saúde.
Patrícia descobriu a doença no final de 2019, passou por tratamento de radioterapia e perdeu todo seu cabelo. Hoje, já recuperada, ela deixou um alerta para os colaboradores da instituição para se atentarem aos exames de rotina, com eles se descobre o câncer precocemente e as chances de cura são elevadas.
Patrícia Ferreira contou sobre sua trajetória na luta contra o câncer de mama no evento realizado na sede
“O autocuidado é um ato de amor com a gente e com a nossa família e amigos, porque se você descobre o câncer antes, a chance de sobreviver e viver com qualidade é muito maior. Sei que temos muitas tarefas, temos filhos, maridos, esposas, trabalho e outras atividades em nosso dia a dia, mas não podemos deixar de lado o cuidado com a saúde”, reforçou.
O Voluntariado do Viva Rio também se engajou nas atividades do mês. A equipe marcou presença na ação Corrida e Caminhada Outubro Rosa, evento dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Para apoiar aqueles que lutam contra a doença, foram arrecadados mais de 200 itens, entre lenços, bandanas, perucas, sabonetes líquidos e alimentos não perecíveis, que serão doados para a ADAMA.
Voluntariado Viva Rio na Corrida e Caminhada Outubro Rosa
Atividades nas unidades de saúde e projetos
O Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, promoveu algumas atividades ao longo do mês. Em uma das ações, colaboradoras da unidade doaram mechas de cabelos para a confecção de perucas que serão doadas a mulheres com câncer de mama.
As funcionárias também receberam cuidados de beleza e participaram de uma palestra com a mastologista Maria Gabriela, que compartilhou seu conhecimento sobre a doença e esclareceu dúvidas.
No Hospital Municipal Hugo Miranda, em Paraty, foram realizadas duas palestras: “Prevenção do câncer de mama em homens em mulheres”, ministrada pela enfermeira intensivista Cleise Kelly e “Nutrição e Oncologia”, conduzida pela nutricionista do Núcleo de Qualidade, Laila Bulhões Silva.
O Parque Esportivo e Social do Caramujo, em Niterói, foi palco de um evento divertido e de aprendizado para as alunas do projeto e moradoras da região. A programação contou com aulas de Ritbox e Mobility Flow, roda de conversa com a participação de uma psicóloga e outra com uma enfermeira, que trouxe informações sobre o câncer de mama e os exames necessários.
Confira abaixo mais fotos dos eventos.