A Portela realizou a quarta edição da sua festa literária, a FliPortela, no último fim de semana, na quadra da escola de samba, em Madureira. Com o tema “Territórios”, a programação incluiu a tradicional feira de livros, a exibição do Cine Samba Candeia, oficinas, atrações musicais e diversas rodas de samba e mesas de discussão.
O Viva Rio participou do evento, como um dos parceiros. A instituição articulou a apresentação musical da banda haitiana RARA W, que também levou a culinária africana para a festa, e a presença da produtora TvZero, que promoveu sessões de cinema sobre a história do samba.
Organizada pela Portela Cultural, a FliPortela deste ano homenageou dois grandes baluartes da história da agremiação, Monarco e Candeia, cujos aniversários de nascimento são comemorados em 17 de agosto. O evento iniciou na sexta-feira (16/08), com uma mesa de discussão sobre movimentos afro diaspóricos, seguida de apresentações musicais. Já no sábado (17), foram promovidas oficinas pedagógicas, mesas redondas sobre territórios do samba, um musical infantil e discussões sobre territórios e patrimônios.
Rogério Rodrigues, diretor do Departamento Cultural da Portela, fala sobre o propósito da Festa Literária. “O objetivo é levar para a população do entorno da Portela o acesso ao livro, à leitura, debates, reflexões e múltiplas linguagens: samba, oficinas, apresentações musicais. Buscamos estabelecer um espaço de troca entre os participantes, já que a escola de samba é um espaço de convivência e troca”, comenta.
Rubem César Fernandes, fundador e superintendente estratégico do Viva Rio, falou sobre a importância da parceria com a Portela. “A parceria do Viva Rio com a Portela é uma alegria sem tamanho. Troca entre as experiências sociais e ambientais do Viva Rio e o oceano de cultura criativa portelense. Uma benção e muitas promessas que se apresentam”, reforça.
Rogério Rodrigues também enfatiza a importância da colaboração entre as instituições. “O Viva Rio tem um longo histórico em defesa da cidade e do cidadão, nós da Portela somamos força nesse sentido, especialmente nessa edição da FliPortela, onde estamos colocando em evidência o território com suas potências e dificuldades. Agradecemos pela parceria e reforçamos o quanto é importante essa questão do território”, relata.
Texto: Raquel de Paula
Fotos: Portela Cultural