Viva Rio no Hospital Albert Schweitzer: atendimentos crescem 85% em 3 anos

A unidade de urgência e emergência localizada na Zona Oeste atende mais de 16 mil pessoas mensalmente 

Fachada de uma das entradas do Hospital Municipal Albert Schweitzer 

 

O Hospital Municipal Albert Schweitzer, unidade de urgência e emergência localizada em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, registrou um crescimento de 85,6% nos atendimentos em três anos. Em 2021, foram atendidos cerca de 104 mil, uma média mensal de 13 mil, já ao final de 2024, mais de 193 mil foram acolhidos na unidade, sendo 16 mil por mês, ou seja, um aumento de quase 90 mil pessoas. 

E não foram só os atendimentos que cresceram, nesse mesmo período foram registrados aumentos no número de exames – somando os de imagem e laboratoriais (93,2%), internações (236,33%) e partos (26,52%), que atestam a evolução da unidade. A tendência é que os serviços oferecidos pelo hospital continuem em expansão. Só no primeiro trimestre deste ano, foram contabilizados 48,5 mil atendimentos, mais de 780 partos e 2.661 cirurgias (gerais, ginecológicas e vasculares). 

Kamila Conde, diretora-geral do hospital, fala sobre as melhorias. “Investimos em reorganização de fluxos, capacitação de equipes, reestruturação física da unidade e tecnologia da informação, como o ‘Data Care’, um sistema próprio de data lake integrado a painéis digitais e uma intranet corporativa, para acompanhamento de dados assistenciais, operacionais e financeiros em tempo real. Essas ações impactaram diretamente o atendimento prestado à população, permitindo maior agilidade, acolhimento e segurança. Com dados em tempo real, conseguimos tomar decisões estratégicas de forma mais rápida, reduzir gargalos e ampliar a capacidade operacional do hospital. O resultado foi o aumento da quantidade de atendimentos, com manutenção da qualidade e humanização do cuidado”, reforça.  

Há quatro anos o Albert Schweitzer é administrado pelo Viva Rio, que assumiu a gestão em abril de 2021. Desde então, foram implementadas diversas mudanças e projetos, que possibilitaram ampliar e melhorar a qualidade nos atendimentos prestados à população.

“Um dos grandes diferenciais do Viva Rio é a escuta ativa do território e das equipes. Trabalhamos com gestão baseada em evidências, uso de dados em tempo real e fortalecimento da cultura organizacional. Isso nos permitiu implementar soluções inovadoras, além de manter o olhar humano no centro das decisões”, reforça a diretora. 

Entrada da emergência do hospital

 

Reformas, implantação de cirurgias eletivas e projetos de capacitação 

Nos últimos quatro anos, o Hospital Municipal Albert Schweitzer passou por diversas melhorias, desde reformas estruturais até a implantação de novos serviços, com o objetivo de ampliar a qualidade do atendimento prestado à população. 

Há dois anos foi realizada uma grande obra na emergência, que recebeu melhorias na climatização (quase 300 novos ares condicionados instalados), acessibilidade e reformas estruturais (pinturas, forro, mobiliário, etc). No ano seguinte, também foi adquirido um novo tomógrafo e a unidade agora opera com dois equipamentos. 

Em 2023 foram iniciadas cirurgias vasculares na unidade, com uma média mensal de cerca de 150 procedimentos. Também foi implantado o serviço de ginecologia eletiva com o objetivo de reduzir a fila do Sistema de Regulação (Sisreg). Já foram realizadas mais de 2.600 cirurgias ginecológicas. 

Outro destaque de 2023 foi a implementação do Lean nas Emergências, projeto do Ministério da Saúde. No primeiro ano, o hospital reduziu em 59% a superlotação de sua emergência. Um dos fatores que contribuiu para isso foi a diminuição do tempo de passagem do paciente pela emergência, o que permitiu aumento dos atendimentos. Também houve redução no desperdício de tempo e retrabalho, além de implementações de novos processos de trabalho como huddle diário (reunião rápida) e kanban físico (quadro) para controle dos fluxos. 

 

Curso Stop The Bleed (Pare o Sangramento) para profissionais 

 

Os avanços não focam apenas na emergência. O Albert Schweitzer conta com uma maternidade e, no ano passado, conquistou o título “Amigo da Criança”. O selo de qualidade, conferido pelo Ministério da Saúde, atesta que a unidade oferece atendimento humanizado e estimula o aleitamento materno. 

Além dos serviços voltados aos pacientes, há projetos de capacitação para profissionais e população da região. O Centro de Treinamento e Simulação (CETS), inaugurado em 2023, oferece, gratuitamente, em parceria com a Coordenação de Ensino e Pesquisa do Viva Rio, a VR Educa, diversos cursos para a prática médica, como Stop the Bleed (Pare o Sangramento), UTI e Emergência Obstétrica, Atendimento em Equipe, Vias Aéreas na Emergência, Projeto Desastre e BLS (Suporte Básico de Vida). Alguns deles abertos para a outros agentes do território e para população local, capacitando esses atores para realizar primeiros socorros em casos de urgência. Mais de 2.700 pessoas já foram capacitadas. 

Outro projeto importante criado pelo hospital é o “Se liga, isso é trauma!”, iniciado em 2024, que já capacitou centenas de jovens de 5 a 29 anos, moradores da Zona Oeste do Rio. Realizado em parceria com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, tem por objetivo  conscientizar sobre os traumas decorrentes não só de acidentes automobilísticos, mas também da violência doméstica e da violência contra idosos. 

Confira abaixo um vídeo que resume os quatros anos de gestão do Viva Rio no Hospital Albert Schweitzer.

Texto: Raquel de Paula

Postado em Notícias.