Na foto, Soraia Gomes, assessora de coordenação da 2ª CAS, Simone Pimentel, diretora do CRAS Sebastião Teodoro Filho, Cléo Moraes, assessor técnico do Viva Rio e Leandro Teixeira, diretor do CREAS Maria Lina
Para contribuir com a Política de Assistência Social no município do Rio de Janeiro, além das ofertas dos seus programas, serviços e projetos, o Viva Rio foi eleito membro da 2ª Comissão Local de Assistência Social (CLAS) na última quinta-feira (8), através do assessor técnico Cléo Moraes.
A 2ª Comissão Local de Assistência Social (CLAS) do Rio de Janeiro é um dos grupos regionais vinculados ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS-Rio). Ela atua na implementação e monitoramento das políticas públicas de assistência social em sua área de abrangência, que inclui bairros como Tijuca, Vila Isabel, Grajaú, Copacabana, Ipanema e Leblon.
Cléo Moraes, que também é coordenador do Central Viva, programa que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, fala da importância do Viva Rio integrar a 2ª CLAS. “Como parte dessa comissão, vou atuar e apoiar mais efetivamente, junto com outros membros, as Conferências Municipais de Assistência Social, auxiliando e contribuindo com instituições. Essa é a primeira vez que o Viva Rio participa da 2ª Comissão Local de Assistência Social, estamos felizes em encarar esse novo desafio”, relata.
Cada CLAS é composta por representantes de três segmentos: usuários, trabalhadores e entidades da sociedade civil, além de membros do governo. Esses grupos se reúnem periodicamente para discutir e deliberar sobre ações, estratégias de mobilização social e elaborar calendários de intervenções nos territórios. A atuação dessas comissões é fundamental para a descentralização e efetivação da Política de Assistência Social no município, permitindo que as demandas e realidades locais sejam consideradas na formulação e execução das políticas públicas.
Texto: Raquel de Paula